sexta-feira, 20 de abril de 2012

Terminal de passageiros no porto deve ficar pronto em 2013


Porto de Salvador ganhará uma nova e confortável estação de passageiros
Boa notícia para o bairro do Comércio e os turistas que visitam a capital baiana em cruzeiros marítimos. Um sonho há muito acalentado pela população da capital, a construção do terminal de passageiros e a requalificação da área do Porto de Salvador vão se concretizar. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada esta semana pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) para a Chroma Engenharia, Incorporações e Construções Ltda, vencedora da licitação, e o projeto seguirá o planejamento da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham). A previsão é de que o terminal esteja pronto em 2013.

Para a realização das obras do receptivo turístico estão previstos recursos na ordem de R$ 36 milhões, recursos do PAC da Copa, do Ministério das Cidades, e a previsão é que as obras sejam concluídas em 2013, ano de centenário do porto. A construção do terminal marítimo tem a participação, ainda, do governo do Estado, através das secretarias de Infraestrutura, com o Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba), que fez o projeto executivo, e de Planejamento, que patrocinou a elaboração do projeto, aplicando recursos de R$ 1,2 milhão. O programa da Fundação Mário Leal Ferreira para o novo terminal marítimo prevê ainda intervenções gerais no bairro do Comércio.

O terminal será construído na área hoje ocupada pelos armazéns 1 e 2 do Porto de Salvador. O projeto prevê que o equipamentos de segurança similares aos dos aeroportos para vistoria de passageiros e bagagens, praça de alimentação, área de contemplação da Baía de Todos os Santos e espaço para o trânsito de veículos, como vans e ônibus de turismo, nas operações de embarque e desembarque. O projeto prevê, também, mudanças urbanísticas e na engenharia de tráfego das áreas próximas, além de iluminação pública e limpeza urbana, obras que terão a participação da Prefeitura.

"Uma expectativa de 20 anos se realizando", comemora Marcos Cidreira, coordenador-geral do Escritório de Revitalização do Comércio (ERC). "Vínhamos captando apoio para tornar viável este projeto, que é um dos alicerces do Projeto de Revitalização do Comércio. Era necessário dar mais dignidade aos turistas que vêm visitar Salvador. Conseguimos o apoio da Codeba e do governo estadual e agora teremos também uma abertura para a Baía de Todos os Santos, através da nova praça. Um dos nossos sete pontos mágicos", destaca.

Um conjunto de sete portos brasileiros está em processo licitatório, ou em obras, para cumprir um cronograma de melhorias até o final de 2013. Os investimentos nos terminais portuários visam o atendimento da crescente demanda de cruzeiros no litoral brasileiro e somam R$ 898,9 milhões, recursos garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. De acordo com o Governo Federal, a ação também é parte dos preparativos para receber passageiros durante a Copa do Mundo de 2014. O Brasil é o quinto país que mais transporta turistas em cruzeiros marítimos no mundo. A temporada 2010/11 resultou no transporte de 886 mil passageiros pela costa brasileira, o melhor resultado já alcançado. Os dados são da Cruise Lines International Association (CLIA), divulgados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar). Os países à frente do Brasil são os Estados Unidos (10 milhões de turistas), Inglaterra (1,5 milhão), Alemanha (1,2 milhão) e Itália (889 mil). Os números, na avaliação da Abremar, mostram que o Brasil tem condições de crescer ainda mais nesse segmento.
Oficialmente, a inauguração do porto ocorreu em 13 de maio de 1913. O Decreto nº 11.236, de 21 de outubro de 1914, especificou as obras a serem concluídas, em prosseguimento aos 750 m de cais e seis armazéns então existentes. No final de 1916 foi entregue ao tráfego o armazém número 7 e, em 16 de janeiro de 1922, o cais denominado Comendador Ferreira. A empresa concessionária mudou novamente a sua razão social, em 25 de junho de 1941, para Companhia Docas da Bahia. O porto sofreu intervenção federal nos termos do Decreto nº 67.677, de 30 de novembro de 1970, sendo depois encampado pela União, conforme o Decreto nº 77.297, de 15 de março de 1976. Por fim, a sua administração passou à Companhia das Docas do Estado da Bahia, criada em 17 de fevereiro de 1977, como controlada da Empresa de Portos do Brasil S.A. (Portobrás), extinta em 1990. ( Fonte: Wikipedia)

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