sexta-feira, 6 de julho de 2012

Chocolate é o programa deste fim de semana em Salvador


São dezenas de opções de chocolate e até os estandes são decorados com a iguaria

A ordem do dia é se lambuzar: está aberto e o público pode ir nesta sexta, (das 14 às 22h), sábado, 7 (das 10 às 22 h), e domingo (das 10 às 19h) ao Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, para conhecer algumas dezenas de formas de saborear, preparar e negociar o chocolate. O Salon du Chocolat, da Bahia, foi aberto oficialmente na noite de quinta-feira pelo governador do estado, Jaques Wagner que, literalmente, se lambuzou com a iguaria!


"É um sonho realizado. Salvador foi a cidade escolhida para a estreia do salão", disse o organizador do evento no estado, Diego Badaró. Com origem na França há 17 anos, o Salon du Chocolat é promovido pela Event International, Amma Chocolate, Instituto Cabruca e Associação dos Produtores de Cacau (APC), com o apoio do Governo da Bahia.


Deixando as formalidades de lado, o público encontrará mais de 60 expositores apresentando técnicas, formatos e sabores diferenciados do chocolate. Estão representados os belgas, suíços, dinamarqueses, entre outros. E tem "chocolateiros" de renome, embora nós, desgustadores, não nos precoupemos com isso. O francês François Pralus, por exemplo, "trouxe 18 tipos de chocolates em barra, cada um com sabor especifico de diferentes países. Os produtos feitos com amêndoa brasileira, eu misturo com café que o deixam peculiar", afirmou o francês.


Governador Wagner foge ao protocolo e se lambuza (Fotos: manu Dias/Secom_
O governador Jaques Wagner comemora o fato de ter trazido o evento que pela primeira vez acontece na América latina. "Há três anos fomos a Paris e conseguimos, juntamente com os criadores da marca Salon du Chocolat e de colaboradores do Brasil, trazer este evento. O nosso cacau já representou 60% da receita do Estado. Hoje representamos 70% da produção nacional, estamos crescendo e vamos crescer ainda mais".


Além das doçuras, o público contará com shows de artistas locais, exposições e homenagens a Jorge Amado, que foi responsável pela difusão da cultura cacaueira em dezenas de países. O ingresso custa R$ 10 (adultos) e R$ 5 (crianças de 3 a 12 anos). Mais informações aqui(Com informações da Secom Bahia e fotos de Manu Dias/Secom e João Ramos/Bahiatursa)


Para não dizer que não falamos de turismo, eis a bela vista da Baía de Ilhéus,
na Costa do Cacau, sul da Bahia, "capital" dos roteiros Caminhos do Chocolate

Nenhum comentário: