segunda-feira, 9 de julho de 2012

Exposição resgata a história e as origens da Capoeira

Uma exposição que já passou por Aracaju e Recife, agora poderá ser vista em Salvador, de 13 de julho a 19 de agosto, às 18h, no Solar Ferrão, museu administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). A mostra apresenta fotografias de André Cypriano, fruto da pesquisa para o livro homônimo - com textos de Rodrigo de Almeida e Letícia Pimenta, de 2009. Os trabalhos resgatam a história da capoeira, desde seu surgimento no Brasil Colonial até os dias de hoje, ressaltando aspectos de promoção e valorização da cultura nacional, além de sua função de agregação social.

A exposição é composta por 40 fotografias em preto e branco e coloridas, além de 10 ilustrações (de autoria de Debret e Auguste Earle, entre outros), e de textos explicativos. Ela revela uma rica manifestação cultural brasileira, das mais pesquisadas no mundo, reconhecida e praticada em todos os estratos sociais, no território nacional e, também, em vários países. Entre 1992 e 2008, centros de capoeira e capoeiristas de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Nova York, San Francisco, Recife, Brasília, Olinda e Angra dos Reis foram retratados pelas lentes de André Cypriano.

O autor nasceu em 1964, em São Paulo, começou a estudar fotografia nos Estados Unidos, em 1990, e já expôs trabalhos em galerias e museus no Brasil, Europa e EUA. Atualmente, é fotógrafo freelancer em Nova York e Rio de Janeiro, dando continuidade a projetos sociais e culturais. O Solar do Ferrão fica no Centro Histórico de Salvador. (Fonte: Dimus/Ipac)

Nenhum comentário: