domingo, 29 de julho de 2012

Obras nos largos do Pelourinho só começam no próximo ano


Ilustração de como ficará o Largo Tereza Baptista após a requalificação

A Secult/Ipac anunciou que vai requalificar, até 2014, os três largos do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, onde são realizados eventos - Tereza Baptista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água - mas as obras só começam no primeiro semestre de 2013. A previsão é de que estejam concluídas apenas para a Copa do Mundo FIFA 2014. No início deste ano foi realizado o concurso nacional através do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-BA) que teve como vencedor o escritório Arthur Casas. De acordo com a Secretaria de Cultura (Secult), o escritório está trabalhando no projeto que deve ficar pronto em dezembro.


"Desde 2008, investimos mais de R$ 20 milhões em monumentos considerados âncoras de visitação pelo Ministério do Turismo (MTUR) no Centro Histórico, com serviços de restauro e manutenção de imóveis tombados e estratégicos", explicou o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Frederico Mendonça. Os recursos foram do Prodetur 2/MTUR, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco do Nordeste, via Secretaria de Turismo, e contrapartida do Tesouro Estadual, informa ele. Foram beneficiados a Casa das Sete Mortes, Palácio Rio Branco, as igrejas do Boqueirão (Santo Antônio), Rosário dos Pretos (Pelourinho) e Pilar (Comércio), todos localizados em área tombada como Patrimônio Nacional pelo Ministério da Cultura (MinC).


Outro projeto do Ipac é a construção de um palco articulado que, segundo Mendonça, será inserido em um terreno baldio no Pelourinho, "aprovado pelo Iphan e Prefeitura", diz Mendonça. Segundo o presidente do IAB-BA, Nivaldo Andrade, o palco retrátil de alta tecnologia protegerá o Largo do Pelourinho que sofria com montagens de grandes estruturas, destruindo calçadas, ruas e impactando nos seculares imóveis. (Fonte e Ilustração: SecultBA)

Nenhum comentário: