terça-feira, 24 de abril de 2012

Praia do Forte é opção perto de Salvador para o feriado


O destino é excelente para um feriado relaxante à beira-mar (Fotos: Bahiatursa)

O próximo feriadão - do Dia do Trabalho, 1º de maio, que cai em uma terça-feira - está próximo e quem veio a Salvador a negócios ou turismo tem uma ótima opção, que tanto pode ser um bate-volta quanto uma estadia de uma a duas noites. Mas é preciso se apressar porque o destino é um dos mais procurados do Litoral Norte, principalmente por turistas estrangeiros. Trata-se da Praia do Forte, localidade do município de Mata de São João, a cerca de 50 km do aeroporto de Salvador. É excelente para relaxar em boas praias e experimentar receitas baianas das mais deliciosas, conhecer artesanato e um pouco da história do Brasil colônia. O destino destaca-se pelas boas dicas de passeio em praias, cultura e belezas naturais.


A vila é uma das opções para quem quer passar o feriado à beira mar, embora pousadas e resorts de luxo sejam a principal característica da hospedagem local. Pequena e charmosa, seu centrinho é tomado por nativos, artesãos e empreendedores, restaurantes e pousadas. A beleza natural é deslumbrante em belas praias e suas piscinas naturais. Visite a Praia do Lord e Papa-gente. Na água cristalina, os peixes podem ser facilmente visualizados por uma máscara de mergulho. Entre as atrações de Praia do Forte está o Projeto Tamar, dedicado à preservação das tartarugas marinhas. Na sede do projeto, é possível ver de perto algumas espécies e animais marinhos como arraias. É ótimo para quem leva os filhos ao passeio.

Igrejinha de São Francisco, marco da Praia do Forte, foi erguida por pescadores
A Capela de São Francisco de Assis, cartão postal do lugar, construída por pescadores, enfeita a praia do Porto. A gastronomia surpreende com pequenos e grandes restaurantes. Há pratos à base de frutos do mar mas a culinária variada também passeia por iguarias internacionais, a exemplo de comida japonesa, italiana e mexicana. A visita ao Castelo García D'Ávila é uma dica para quem gosta de turismo histórico. As ruínas preservadas dão uma ideia de como foi o castelo cujas plantas teriam sido encontradas na Alemanha e tido como exemplo de arquitetura de característica medieval no Brasil.

No mais, é escolher uma boa opção de hospedagem - o que não falta ao destino - e aproveitar as águas mornas do mar da Bahia. Não esquecer o filtro solar e chapéu para se proteger do sol. Apesar do Outono, ainda faz calor por esta região. Não deixe de conhecer o artesanato de Sauípe. Para chegar à Praia do Forte, o motorista segue pela Estrada do Coco (BA-099) até o km 0 da Linha Verde, onde fica o entroncamento de acesso à localidade. Existem linhas regulares de ônibus partindo do Terminal Rodoviário de Salvador. Informações de hospedagem e restaurantes veja no site oficial de turismo da Bahia. (Fonte: Bahiatursa. Fotos: Jota)

Nenhum comentário: