sábado, 7 de abril de 2012

Domingo é dia de dançar e celebrar no Rio Vermelho

dança, flickr, silvianasci, salvadoremumdia, blog
(Foto: Silvia Maria Nascimento/salvadoremumdia)

A partir de 15 de abril,  as noites de domingo serão da dança e celebração da diversidade da música popular no Brasil e o baile acontecerá no histórico e artístico bairro do Rio Vermelho. A mistura inclui raízes africanas, latinas e árabes, canções que irão do pop, rock e soul ao brega, tecno e funk. Já cansou? Pois descanse um pouco e programe-se. Tudo isso faz parte do Afrobailão com a cantora Nara Gil e o dançarino e ator Pedro Morais, no Padaria Bar, bem pertinho do Largo (da antiga igrejinha) de Santana.

Vamos ao turismo porque o largo tem histórias. Dentro da proposta de ampliação das vias de circulação de Salvador, havia um projeto de desapropriação e demolição da igrejinha. Um novo templo foi construído no local onde ficavam os resquíscios do antigo forte do Rio Vermelho, ao lado da Colônia de Pescadores e de outro templo, este dedicado ao orixá Iemanjá, do Candomblé. Diversidade maior não poderia haver. Quem visitar o local  ainda encontrará parte da muralha do forte.
No entanto, a comunidade não aceitou perder a construção de valor histórico inestimável, como também deixar sua praça ser ocupada pela passagem de veículos, e mobilizou-se. A 'igrejinha' foi mantida, mas transformada em sede de um projeto social.  O largo, também permaneceu mas como um calçadão e em torno dele surgiram bares. A rua teve seu trajeto desviado e hoje turistas e moradores têm point dos mais badalados da cidade naquele local.
 A partir do final de tarde, o Largo de Santana lota de pessoas em busca de distração. Nas proximidades há hotéis, inclusive um premiado hotel-boutique (caso escolha se hospedar no bairro), restaurantes, delicatessens, academia de ginástica e dois dos tabuleiros mais famosos de acarajé da cidade (Dinha e Regina), entre outras atrações. Obras urbanas do artista Bel Borba podem ser vistas no largo. Em uma das esquinas fica o casarão onde o artista plástico Carybé (Hector Julio Páride Bernabó, 1911 -1997) vivia e mantinha um ateliê. A presença de Carybé no bairro inspirou os escritores Zélia Gattai e Jorge Amado a escolherem o Rio Vermelho como moradia em Salvador. E defronte ao largo, a beleza suave dos barcos da Colônia de Pescadores enfeitando o mar do Rio Vermelho. Mas isso é só um parêntesis do que o bairro tem a oferecer ao turista.
Voltando ao Afrobailão, ele vai acontecer todos os domingos e é festa para dançar muito, garante a cantora Nara Gil. "Espero que o público se divirta, dance, cante e compartilhe conosco toda a alegria que este trabalho tem nos dado". Nara leva a música da melhor qualidade no DNA. A cantora fez sua estréia aos 15 anos no Especial da TV Globo Grandes Nomes: Gilberto Passos Gil Moreira. Em seguida, vieram gravações, além de Gil, com Caetano Veloso, os grupos Obina Shock e Lanlan e os Elaines. Como atriz, fez parte do elenco da série Armação Ilimitada (TV Globo). Em paralelo ao projeto dos domingos, Nara Gil faz parte da Banda Moinho, com Lanlan, Toni Costa e Emanuelle Araújo.

Nara Gil e Pedro Morais (Foto: divulgação)
Para o bailarino e ator de musicais Pedro Morais, o bailão é prazer e diversão. O baile será acompanhado pelos músicos Léo Brasileiro, Marcelo Rocha, Marcelo Tribal, Robson Cunha e Jelber Oliveira, também diretor musical do evento, que tem direção geral de Jarbas Bittencourt e produção de Vinícius Teixeira.


Serviço:
Evento: Afrobailão
Ingressos: couvert artístico de R$ 25 (Feminino) e R$ 30 (Masculino)
Local: Padaria Bar (Rua João Gomes, 43, Rio Vermelho)
Quando: todos os domingos (a partir de 15 de abril), às 20h
Reservas de mesa: (71) 3018-4413

Nenhum comentário: