quinta-feira, 19 de abril de 2012

Show marca aniversário do descobrimento do Brasil

Marco do Descobrimento, Cidade Alta de Porto Seguro (Foto: Tayse Argôlo/Setur-BA)
Neste domingo, 22 de abril, o Brasil comemora os 512 anos da chegada dos portugueses à então Ilha de Santa Cruz - primeiro nome dado ao nosso país. As comemorações pelo aniversário serão realizadas no berço oficial, a cidade de Porto Seguro, localizada a 734 km de Salvador, no extremo sul do estado, na região turística da Costa do Descobrimento. A festa será comandada pela cantora Daniela Mercury, que apresentará o show Canibália. O espetáculo é definido como uma mistura de ritmos, cores e sons, que sintetiza as sonoridades de norte a sul do país e revela a diversidade estética e musical do Brasil. A artista será atração principal do evento “Feliz Aniversário Brasil” que acontece na Passarela do Descobrimento, a partir das 22 horas de sábado, 21. Após a apresentação, Daniela comanda a contagem regressiva e cantará parabéns para o Brasil nos primeiros minutos do dia 22 de abril.

A cidade de Porto Seguro é um monumento nacional desde 1973. No seu centro histórico foi criado um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil. Além da história, a cidade tem atrações artísticas, noites movimentadas por baladas e muito ecoturismo. Fazem parte do município, as localidades de Arraial D'Ajuda e Trancoso, ambas a cerca de 10 minutos do centro da cidade, via balsas. O aeroporto internacional da cidade recebe voos do Sudeste e de Salvador, e é um dos mais movimentados do estado.

Sob o comando de Pedro Álvarez Cabral, a Segunda Armada das Índias chega ao litoral da Bahia em 22 de abril de 1500. E, em nome do rei de Portugal, dom Manuel I, o Venturoso, toma posse das novas terras.(...) Quando os europeus aqui chegaram, encontraram os índios tupiniquins, da família tupinambá, tronco tupi-guarani, que habitavam praticamente todo o litoral baiano. Antes deles, porém, o continente americano havia sido habitado por grupos humanos desde há mais de 45 mil anos.(...) Os índios, verdadeiros descobridores e proprietários da terra, contribuíram de forma decisiva, genética e cultural, para a formação do novo povo brasileiro. (Fonte: "Turismo Ecológico da Bahia, Empresa das Artes, 2004, 1ª edição)

Nenhum comentário: