quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Concerto da OSBA vai celebrar centenário de Jorge Amado

No dia 10 de agosto, se fosse vivo, o escritor Jorge Amado completaria 100 anos de idade. Desde o início do ano, eventos comemorativos são realizados no Brasil e, principalmente, nas cidades de Salvador e Ilhéus, que fazem parte do seu universo literário e cederam ruas e personagens para as cenas de importantes obras, como Dona Flor e seus Dois Maridos, Capitães de Areia, Mar Morto, Gabriela Cravo & Canela, entre outros. Como parte das comemorações, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresentará, na próxima semana, o Concerto ao Amado Amar.

O espetáculo terá duas apresentações gratuitas. A primeira será no dia 10 de agosto (sexta-feira), às 21h,  no Teatro Castro Alves (Campo Grande). O segundo concerto acontece no dia 11 de agosto (sábado), às 20h, no Terreiro de Jesus (Centro Histórico de Salvador). De acordo com o diretor musical e de arranjos do espetáculo, Luciano Calazans, o repertório vai misturar popular e erudito e lembrar a obra de Jorge Amado, remetendo ao universo criado pelo escritor em canções compostas por Amado, além de músicas encomendadas para algumas das muitas séries e filmes baseados em seus livros.

As obras de Dorival Caymmi, amigo e parceiro, também fazem parte da seleção. É Doce Morrer no Mar (de Dorival Caymmi e Jorge Amado), Vamos Falar de Tereza (Dorival Caymmi), O ABC de Jorge Amado (Moraes Moreira), Tema de Amor a Gabriela (Tom Jobim), A Luz de Tieta (Caetano Veloso) e Jubiabá (Gerônimo) integram o espetáculo de uma hora e meia de duração. "O concerto inspira literatura e expira harmonia, melodia, sons e tons variados peculiares do escritor que, ao lado de Caymmi, Verger, Caribé, colocou a Bahia como uma terra de mistérios e misticismo", apresenta Luciano Calazans, baixista, arranjador, compositor e produtor musical de reconhecida atuação na Bahia e no Brasil. A direção artística é de Maurício Martins e a promoção, da Secretaria da Cultura do estado (Secult-BA). O evento é imperdível. Conheça mais sobre a vida e obra de Jorge Amado aqui.

Nenhum comentário: