segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cachoeira mantém tradição da festa da Boa Morte


A cidade de Cachoeira, localizada no interior da Bahia, realiza a sua mais tradicional festa religiosa sem um dos seus principais símbolos. Faleceu domingo, 5, a mais velha integrante da Irmandade da Boa Morte, dona Estelita Santana, aos 105 anos. A filha de Omolu e Juíza Perpétua da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Dona Ester, como era carinhosamente conhecida, ocupava o posto mais importante e completaria  106 anos em 14 de setembro. Também foi sepultada neste domingo (5) no cemitério de Cachoeira, a filha de Yansan Mãe Madalena, aos 54 anos de idade.

A Festa da Irmandade da Boa Morte, em louvor à Nossa Senhora, será realizada de 13 a 17 de agosto e deve atrair, de acordo com a Bahiatursa, cerca de cinco mil turistas e centenas de jornalistas, além de operadores e agentes de viagem. No entanto, os rituais que antecedem a comemoração começaram desde último sábado, 4, quando as 23 integrantes da irmandade saíram pelas ruas da cidade para a esmola geral, um dos compromissos religiosos da festa. Outras obrigações públicas e algumas secretas, também fazem parte da tradição.

"Na Baía de Todos-os-Santos, a cidade de Cachoeira é um dos grandes ícones do sincretismo que parece vivo em cada esquina. No mês de agosto, a Festa da Boa Morte é o auge da mistura entre catolicismo e candomblé e encanta moradores e visitantes que vão à cidade apreciar as procissões organizadas pelas senhoras negras que integram a secular Irmandade da Boa Morte. A programação da festa, que também inclui momentos de luto, reserva missas, confissões, sentinelas e apresentação de grupos de samba de roda e de capoeira." (Fonte: site oficial de turismo da Bahia)

(Foto João Ramos/Bahiatursa)
Após o ritual da Esmola Geral, a programação reinicia na próxima segunda-feira, 13, às 19 horas. No dia 14,  terça feira, vestidas de preto e com um lenço cobrindo o rosto, as irmãs saem em procissão, desta vez  simbolizando o enterro de Nossa Senhora. O ponto alto acontece em 15 de agosto, com a celebração da Assunção de Maria, com missa e mais uma procissão pelas ruas históricas de Cachoeira, dessa vez com a imagem de Nossa Senhora da Glória. O culto religioso dura três dias e recomeça na quinta feira, com o traslado do esquife com a imagem de Nossa Senhora para a sede da irmandade. Na sede,  as irmãs participam de uma ceia  à base de peixes e arroz. Para o público, a festa será regada a cozido, caruru e samba-de-roda no Largo da Ajuda.

A Festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, de Cachoeira, é Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010. O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, e parceria do Sebrae e Votorantim. Durante o evento estas instituições divulgarão a "A Rota da Liberdade", roteiro de turismo étnico que levará os visitantes às comunidades quilombolas do Recôncavo, acompanhados de guias locais. Os turistas poderão aproveitar o passeio nos dias de realização da festa. De acordo com a Bahiatursa, duas  vans  sairão de Cachoeira, às 9h e às 14h, e o roteiro vai custar  R$ 35 por pessoa. (Informações da Bahiatursa)

Nenhum comentário: