Praticamente um em cada três norte-americanos reconhece "Garota de Ipanema" como uma canção brasileira. E cerca de um em cada cinco moradores dos Estados Unidos reconhecem ícones da nossa gastronomia: caipirinha (com 21% de reconhecimento) e feijoada (20%). Na frente, como nossos principais "produtos turísticos", seguem os chamados "atributos naturais": Cataratas do Iguaçu com 27% e Floresta Amazônica com 39%.
Os números são resultado de uma pesquisa realizada nos EUA, a pedido da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com o objetivo de traçar estratégias de divulgação no segundo maior mercado emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. De acordo com a Embratur, o levantamento ouviu 1.045 pessoas, de todas as regiões dos EUA, entre os dias 16 e 23 de julho desse ano. O público da amostra, que é 52% feminino e 48% masculino, respondeu a perguntas estimuladas sobre vários aspectos característicos do Brasil.
Outro dado positivo revelado é que a percepção positiva sobre o país é maior entre o público que veio ao Brasil. Mais de 80% dos norte-americanos que visitaram o Brasil consideram que trata-se de um dos países mais interessantes da América do Sul. O índice cai a 62% entre os que não visitaram. A pesquisa indica que 80% disseram que o Brasil tem as mais lindas florestas do mundo e 77% afirmaram que aqui é um bom destino para prática de esportes de aventura. No entanto, quase metade dos entrevistados (45%) não sabia dizer quais destinos brasileiros fazem parte das novas maravilhas do mundo. (Fonte: Embratur)
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