sábado, 25 de agosto de 2012

Hotelaria é uma indústria de memórias, prega especialista


"A hotelaria é uma indústria de memórias. O novo hoteleiro tem que fornecer boas memórias aos seus clientes por meio de experiências inesquecíveis". O ensinamento foi dado pela consultora Gabriela Otto durante a palestra Tendências em Hospitalidade no seminário da Bahia Bizz Hotel, realizado no Centro de Convenções da Bahia, orla de Salvador, em paralelo ao Encontro de Turismo da Bahia (Entur).

Segundo Gabriela, o meio de hospedagem precisa surpreender as expectativas dos hóspedes, deixando um pouco de pensar em apenas vender quartos e passando a oferecer experiências. Ela abordou, ainda, estratégias de promoção e distribuição, falou da importância do uso das novas tecnologias e da venda direta ao cliente final.


Profissionais de turismo e hotelaria de Salvador e interior do estado participaram do evento - feira e seminário de hotelaria - promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA), durante o qual puderam conhecer as novidades em produtos e serviços, apresentados pelos cerca de 30 expositores, nos temas de cama, mesa e banho, amenidades, aparelhos elétricos e eletrônicos, distribuidores de gêneros alimentícios e de utensílios e acessórios de cozinha, locação de equipamentos, entre outros.

Entre as atrações da feira e seminário estavam a apresentação de cases sobre erros e acertos em arquitetura e decoração de interiores para hotéis, reforçando a importância da identidade arquitetônica no segmento (com o arquiteto Wagner Paiva), uma exposição sobre os 40 anos da CVC, empresa que popularizou as viagens no Brasil  (pelo ex-secretário de Turismo e atualmente empresário do ramo, Paulo Gaudenzi) e o destino Bahia (pelo presidente da agência Tudo, Maurício Magalhães).

"A Bahia é um contrassenso entre o encanto percebido pelos visitantes e a realidade encontrada. Os empresários têm que se movimentar de forma unida para promover mudanças", declarou Maurício Magalhães. Já Paulo Gaudenzi, também forneceu informações sobre as obras do tradicional Hotel da Bahia, localizado no bairro do Campo Grande, centro antigo de Salvador. Gaudenzi, diretor da GJP Hotéis, empresa proprietária do HB, informou que a conclusão é prevista para dezembro.

"O novo Hotel da Bahia será motivo de orgulho para os baianos", enfatizou. O HB foi um dos primeiros da categoria luxo em Salvador e abriga detalhes arquitetônicos especiais, além de obras de arte que serão mantidas, assegurou o executivo. Os trabalhos de Carybé e Genaro de Carvalho passarão por completa restauração.

A abertura oficial do evento contou com a presença do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. Os anfitriões foram  Sérgio Gordilho, do Entur, José Manoel Garrido, da ABIH-BA. (Com informações da Santa Clara Assessoria. Foto: Divulgação))

Nenhum comentário: