quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Exposição sobre capoeira está em cartaz no Solar do Ferrão

Jean Adriano (Pangolin) e Cassio Adriano (Mago). Salvador - BA (1993)

A exposição itinerante "Capoeira - luta, dança e jogo da liberdade", na Galeria Solar do ferrão (Centro Histórico de Salvador) foi prorrogada até 30 de setembro e mostra a história da luta desde o surgimento no Brasil Colonial até os dias atuais. Composta por fotografias de André Cypriano e ilustrações de Debret e Auguste Earle, a mostra retrata centros de capoeira e capoeiristas de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Nova York, San Francisco, Recife, Brasília, Olinda e Angra dos Reis.

A programação terá, ainda, discussão sobre a capoeira. No dia 23 de agosto, às 16h, uma roda de conversa reunirá os mestres Dinei, do Grupo Gingarte, Marcos Grito e Poloca, do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, Molinha, do Grupo de Capoeira Angola Mingolos filhos da Mandinga, e o cineasta Lázaro Farias, autor do filme Roda do Mundo. No dia 11 de setembro, às 15h30, a etnomusicóloga Emília Biancardi, e alunos, fará uma apresentação de Berimbaus. Já nos dias 13 e 20 de setembro, às 10h e às 14h, acontece o projeto Contação de Histórias, sob coordenação do arte-educador Ubirajara Santos.

Mestre Curió, da Capoeira Angola Irmãos Gêmeos (Forte da Capoeira, 2008)

 A mostra é uma realização da Aori Produções Culturais com o apoio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. (Fonte:Dimus/Ipac. Fotos: reprodução Dimus/Ipac/Divulgação)

Serviço:
O quê: Exposição fotográfica Capoeira- luta, dança e jogo da liberdade
Onde: Galeria Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho)
Quando: Até 30 de setembro, terça a sexta (12 às 18h). Sábados, domingos e feriados, (12h às 17h)
Informações: (71) 3116-6743

Nenhum comentário: