terça-feira, 21 de agosto de 2012

Entidades propõem novo circuito para o Carnaval de 2013

Mercado Modelo, no Comércio, pode ser o ponto de partida do novo circuito


Salvador poderá ganhar um novo circuito para o Carnaval de 2013, a partir do bairro do Comércio. Esta é uma das idéias do projeto Afródromo, apresentado pela Liga dos Blocos Afros ao prefeito João Henrique, no Palácio Thomé de Souza, na tarde desta terça-feira, 21. Um dos idealizadores da entidade, o cantor e compositor Carlinhos Brow participou do evento, que contou também com a presença de secretários municipais, autoridades e representantes dos blocos afros.

O projeto tem o objetivo de desenvolver o turismo cultural na Cidade Baixa com a inclusão dos bairros desde o Mercado Modelo até a Ribeira, a construção do circuito alternativo para o desfile dos blocos afros e afoxés durante o Carnaval e um extenso calendário de eventos culturais que serão desenvolvidos durante todo o ano na região.

O Afródromo será instalado numa das mais belas regiões da cidade, cortando os principais cartões postais de Salvador como a Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e a Igreja da Conceição da Praia. A expectativa é que o novo circuito atraia 200 mil pessoas por dia e gere 25 mil empregos, desenvolvendo a economia da região.


De acordo com a proposta, o novo circuito vai ocupar a Avenida da França, terá 2,5 Km entre o Mercado Modelo e a Feira de São Joaquim. Prevê a construção de arquibancadas gratuitas com capacidade para 20 mil foliões, praça de alimentação, espaços do Reggae e do Samba, iluminação especial e projeções de imagens nas paredes do Porto de Salvador.

As etapas seguintes compreendem os trechos da Calçada ao Largo de Roma e da Boa Viagem à Ribeira. Nesses espaços serão programados, durante todo o ano, eventos do calendário cultural local como a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, a saída da Lavagem do Bonfim, a Festa da Conceição da Praia, entre outros, explicaram os idealizadores.

O cantor e compositor Carlinhos Brown disse que o projeto vem sendo amadurecido há cerca de dois anos. Para ele, é um exemplo da capacidade que os soteropolitanos possuem em fazer um bom Carnaval. "As pessoas vão conferir tudo o que vai acontecer a partir do Afródromo, que não é apenas um projeto carnavalesco, mas que tem um significado único, de que o conteúdo baiano está vivo e que só precisava de um lugar para se mostrar", afirmou. O presidente da Liga dos Blocos Afro, Alberto Pitta, complementou que a iniciativa dará mais visibilidade aos blocos afro.

O prefeito João Henrique garantiu abraçar a iniciativa para que ela seja concretizada já no próximo ano. "O projeto chega em um momento de maturidade dos nossos foliões, do nosso carnaval, da nossa história e de união dos blocos afros e afoxés, para que tenhamos na Avenida da França a grande passarela da cultura afrobrasileira". O projeto ainda será debatido pelo Conselho Municipal do Carnaval, vereadores, representantes do governo estadual e do Ministério da Cultura e, no âmbito da prefeitura, imediatamente junto aos secretários municipais, garantiu João Henrique.

Também participaram da reunião os representantes da Liga dos Blocos Afro Vovô do Ilê, Jorge Antônio do Carmo Santos (Muzenza), Agnaldo Silva (Filhos de Gandy), Josélio Araújo e Gilson Freitas (Timbalada). (Com informações da Secom-PMS Salvador. Foto: Silvianasci/Salvadoremumdia)

Nenhum comentário: