sábado, 11 de agosto de 2012

Dia do patrimônio cultural será comemorado em Salvador


O Fórum de Pensamento Crítico - Cidades & Patrimônio, que será realizado na próxima sexta-feira, 17, em Salvador, vai homenagear o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, integrante do grupo de artistas e intelectuais modernistas que estavam no Ministério da Educação no período Capanema (1934-1945) durante o governo Vargas.

"Rodrigo conviveu com Cândido Portinari, Manuel Bandeira, Pedro Nava, Antônio Bento, Mário de Andrade, Antônio Cândido e outros dos mais importantes pensadores do Brasil naquele momento, promoveu a consolidação jurídica do Patrimônio Cultural no país e a criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1937, do qual foi diretor até 1968", explica o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Frederico Mendonça. "Assim como Mário de Andrade teve olhar inovador para a cultura popular e brasileira, Rodrigo foi um pioneiro ao introduzir no país uma política pública efetiva para a proteção dos bens culturais", relata.

A data do Fórum do Pensamento Crítico coincide com a do nascimento de Rodrigo - 17 de agosto, quando também é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural pelo Ministério da Cultura. O evento acontecerá na antiga Faculdade de Medicina da Bahia (fundada em 1808), no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador. A promoção é dos institutos estadual e federal de proteção aos bens culturais existentes na Bahia por meio da Secult/Seplan, com o apoio do Iphan e a coordenação é do Ipac que completa 45 anos de fundação em 13 de setembro. Confira a programação. (Fonte: Ascom - Iphan/BA e Ipac)

Nenhum comentário: