terça-feira, 28 de agosto de 2012

Estudo aponta disponibilidade de voos nas sedes da Copa


O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da empresa municipal de turismo e eventos de São Paulo (SPTuris), e a Editora Panrotas, especializada em informações aeroviárias, lançaram um estudo para fornecer a radiografia do serviço aéreo disponível entre as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. 

O levantamento "O Brasil joga com 12",  realizado de 4 a 10 de junho, detectou que São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte são as únicas sedes com voos diretos para todas as demais - entre si e também para Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus, Cuiabá, Porto Alegre, Curitiba. Já Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Manaus trabalham com dez dos 11 destinos, e Natal e Cuiabá, com sete. Quando considerados também os voos com escalas, todas as cidades-sede são atendidas, porém nestes casos há uma grande variação de horários, escalas e conexões.


No período monitorado, a oferta foi de 13 mil voos semanais. As 12 cidades-sede da Copa concentram 68% das freqüências. São Paulo corresponde a 31,9% dessa malha aérea, seguida do Rio de Janeiro (16,5%), Brasília (10,7%) e Belo Horizonte (9,3%). Juntas, as quatro cidades representam 68,4% das freqüências semanais, aponta o estudo.

A capital paulista é responsável por 56,87% da oferta de voos internacionais em todo o Brasil. O Rio de Janeiro vem em segundo, com 220,7%, e Porto Alegre em terceiro, 6,8%. Das 12 sedes, apenas Cuiabá não recebe voos internacionais regulares. A meta é atualizar o levantamento a cada três meses. A pesquisa completa está no site Observatório do Turismo. (Fonte: SPTuris)

Nenhum comentário: