quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Governador visita obras do terminal do porto de Salvador

Governador confere a maquete da estação de passageiros (Manu Dias/Secom)


Com a expectativa de aumentar o número de turistas que chegam a Salvador por meio de cruzeiros marítimos, está sendo construído um novo terminal de passageiros no porto da capital baiana. O governador Jaques Wagner foi, na manhã desta quinta-feira, 23, conferir o andamento das obras. O Terminal Marítimo de Salvador tem previsão de ser inaugurado no dia 13 de maio de 2013 quando o porto comemora 100 anos de existência.

Instalado na Baía de Todos os Santos, os turistas que chegam ou saem da cidade por meio de navios têm uma bela visão da cidade que já foi chamada no passado de presépio (por sua localização geográfica em meio a uma montanha), da própria baía e dos principais monumentos históricos, como o Mercado Modelo, o Forte de São Marcelo, os Palácios, o Farol da Barra, o Corredor da Vitória com seus prédios altos e luxuosos, entre outros.


De acordo com o projeto, cuja maquete se vê na foto acima, a estrutura vai ocupar o espaço dos antigos armazéns um e dois, próximos ao Centro Náutico, numa área total de 3,4 mil metros quadrados. No lugar dos armazéns será construído a um moderno centro de recepção e entretenimento. Já no terminal, o passageiro e visitantes que forem ao porto terão uma vista panorâmica privilegiada da Baía de Todos-os-Santos. Estão previstos também espaço de lazer, estacionamento para táxi, carros, vans, ônibus de passeio e uma esplanada que permitirá a circulação de pessoas para apreciação da paisagem. Essa será uma área pública, que une o porto com a cidade.

Segundo o governador Jaques Wagner "A Bahia, por si só, já atrai visitantes, e com essa nova obra, esse novo modelo, tenho certeza que esse fluxo será maior". A obra faz parte do conjunto de ações ligadas ao PAC Copa de 2014. O projeto é da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e Fundação Mário Leal Ferreira, sob coordenação do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). (Com informações da Secom-BA)

2 comentários:

Nivia Guirra disse...

Silvia, um prazer conhecer seu blog!!! Meu trabalho fica em frente à esta área que está sendo revitalizada, porém fiquei apreensiva com a foto que está no site do correio - http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/projeto-do-novo-porto-de-salvador-para-copa-2014-sera-entregue-em-2013/
Sem árvores ou proposta de estacionamento. Espero que não seja o projeto final

Silvianasci disse...

Muito obrigada por vir ao blog. Acredito ser impossível fazer um projeto desta natureza sem estacionamento ou arborização, mas o seu comentário é pertinente. Vamos ficar atentas!