terça-feira, 18 de setembro de 2012

Carioca Regina Casé é a mais nova cidadã de Salvador

(Fotos: Maíra do Amaral/Câmara Municipal de Salvador)

O plenário da Câmara Municipal de Salvador transformou-se numa grande festa na noite de segunda-feira, 17, para a entrega do título de Cidadã de Salvador à atriz e apresentadora Regina Casé. O autor da iniciativa foi o vereador Moisés Rocha. A atriz recebeu o título das mãos do marido, Estêvão Ciavatta, da filha, Benedita, e de Caetano Veolso, convidados pelo vereador para prestar a homenagem.

Emocionada, Regina Casé falou do amor à primeira vista que sentiu ao ver a capital baiana, de um navio, pela primeira vez ainda na adolescência. Disse ainda que seu laço com a cidade ficará mais estreito quando concluir a restauração de sua casa na cidade. Ela comprou um casarão antigo do bairro de Santo Antônio Além do Carmo, onde pretende morar com o marido Estêvão, "quando a gente estiver bem velhinho". E  ressaltou a importância de outras pessoas investirem no Centro Histórico de Salvador que é, na sua opinião, o coração da cidade. 



Regina Casé entrou no Plenário Cosme de Farias acompanhada pelo Cortejo Afro, por Negra Jhô lançando pétalas de rosas, pelos vereadores Olívia Santana e TC Mustafa, e pelo cantor Aloísio Menezes cantando "Sorriso negro".


Os blocos Ilê Aiyê e Olodum também se apresentaram durante a homenagem. Alberto Pita, presidente do Cortejo Afro, afirmou que o título só confirmava a baianidade que há muito já faz parte da personalidade de Regina.


Moisés Rocha ressaltou a contribuição imaterial da apresentadora para o crescimento e divulgação da cultura local: "Regina é uma artista diferenciada, porque quando chega aqui ela vai para onde os outros não vão por preconceito ou medo. Ela busca o invisível, ou o que não querem mostrar. Mostra que o popular também é inteligente e criativo".


O cantor e compositor Caetano Veloso, que compôs para ela  música "Rapte-me, Camaleoa", uma alusão à peça "Trate-me Leão", de quando a atriz integrava o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, na década de 70, disse que "Regina merece essa homenagem e Salvador merece Regina".

A cantora Kalinde, fã da atriz, e o pai, Magary Lord, também compareceram 
(Informações e fotos: Câmara Municipal do Salvador)

Nenhum comentário: