quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Semana da Diversidade agita cenário cultural de Salvador


Até o dia 9 de setembro, Salvador sedia a I Semana da Diversidade e a XI Parada Gay com uma vasta programação que inclui desde seminários, exposições, exibição de filmes, shows, entre outras atividades culturais. O evento é coordenado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e conta com o apoio da Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa na promoção do combate à homofobia e no fortalecimento da festividade como produto turístico.

De acordo com Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, a ideia é que o evento seja consolidado como um grande gerador de fluxo de turistas para a cidade de Salvador e seu entorno. "Nós, em conjunto com o GGB, criamos um novo produto que é a soma de todos os eventos que já acontecem na cidade, mais uma programação especial. Além disso, formatamos um roteiro turístico e um trabalho de sensibilização com o trade e a polícia militar para atender e receber esse público específico", explica Wesllen.

O ponto alto da programação será a 11ª Parada Gay, a partir das 10 h deste domingo, 9, no Campo Grande, com a presença da senadora Marta Suplicy como madrinha.


Os organizadores da Parada Gay de Salvador querem imprimir um cunho cultural ao evento. Por este motivo, a cidade terá uma série de atividades artísticas e discussões sobre o tema. Começa nesta quarta-feira, 5, às 20h, e segue até o próximo sábado, 8, na Sala Walter da Silveira, a Mostra de Filmes da Diversidade, uma produção do Mix Brasil de São Paulo que faz parte da Semana da Diversidade Cultural LGBT. Já em sua 19ª edição, o festival desembarca em Salvador com programações de dois curtas, quatro longas, dois documentários e duas ficções - obras premiadas em 2011 nas mostras do Festival no Brasil.

Também nesta quarta-feira, 5, às 15h, artistas - expositores das artes visuais, recebem a imprensa para uma entrevista coletiva no Atelier Sandro Abade Pimentel (Rua Areal de Baixo, Largo 2 de Julho). Oito instalações artísticas compõem a Semana da Diversidade, com trabalhos dos artistas Sandro Abade Pimentel, Lúcia Monte Alegre, Tonico Portela, Aline Costa, Fao Miranda, Silverino Ojú e Tiago Santana. Os trabalhos tiveram como foco temas como masculinidade, promoção da saúde sexual e amor.

Ainda na I Semana da Diversidade, a programação terá uma feira cultural e de negócios, além de apresentações musicais na Praça do Campo Grande, reunindo produtos e exposições de serviços diversificados, das 9h às 20h de sábado, 8, véspera da parada. No mesmo dia, no Beco dos Artistas, bairro do Garcia, o público confere a mostra de artes visuais "Comer, comer, comer, comer pra poder crescer", de Severino Ojú. Durante a instalação, os espectadores serão convidados a degustar alimentos afrodisíacos.

A 11ª Parada Gay começa com uma concentração, a partir das 10h de domingo, 9, no Campo Grande. No local, show com transformistas anima o público até a saída da parada. Os trios elétricos começam o desfile às 15h, seguindo em direção ao Centro Histórico de Salvador onde a programação será encerrada com a festa After Party, nas praças do Pelourinho, a partir das 20h. Mais informações no Disque Bahia Turismo (71) 3103-3103 e site oficial de turismo da Bahia. (Fonte: Bahiatursa)

Nenhum comentário: