domingo, 2 de setembro de 2012

Festa Literária aquece turismo cultural em Cachoeira

Câmara Municipal de Cachoeira -Ba (Foto: Erica Almeida/Setur)

A cidade de Cachoeira aos poucos consolida-se como celeiro cultural do Recôncavo Baiano. Depois do sucesso da primeira edição do Jazz Festival, agora volta-se para sediar a segunda Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que será realizada entre 17 e 21 de outubro, no Conjunto do Carmo. O anúncio foi feito pelas realizadoras Icotent-Rede Bahia e Putz Grillo Cultura, com o apoio da Bahiatursa.  De acordo com Emanuel Mirdad, um dos organizadores da Flica, a primeira edição reuniu cerca de 10 mil pessoas em torno de 16 mesas literárias nacionais e internacionais.

"Este ano, além da programação musical e literária, que abordará questões sócio- históricas e culturais, teremos a Livraria Oficial, onde o público poderá ter um encontro direto com os autores", adianta Mirdad.  Entre a lista dos autores esperados para a edição de 2012, nomes nacionais como o da humorista carioca Maria Paula, o gaúcho Tabajara Ruas e do também carioca Antônio Cícero, e dos baianos Ordep Serra, Armando Avena, João José Reis e Ruy Espinheira. Entre os internacionais, está o do escritor espanhol Javier Morro, autor da última biografia de D. Pedro I, de Kangn Alem (Tongo), que traz em sua obra uma releitura sobre a Diáspora, e da romancista portuguesa Inês Pedrosa. Este ano, o evento também fará uma homenagem especial ao centenário dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues.

Para João Carlos Oliveira, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo (Setur), a realização da Flica é de extrema importância para o fortalecimento do turismo na região.A programação completa estará disponível a partir do dia 10 de setembro no site www.putzgrillo.com.br. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1977, Cachoeira fica a 109 km de Salvador. Leia sobre a cidade no site oficial de turismo da Bahia. (Fonte: Bahiatursa)

Nenhum comentário: