domingo, 9 de setembro de 2012

Parques da cidade, não deixe de visitar!

"Em todas as cidades há espaços de lazer que os moradores não conhecem." Assim começa a matéria do site Ciclo Vivo que sugere como passeio de fim de semana (neste caso foi o feriadão do 7 de setembro, 190º aniversário da proclamação da Independência do Brasil pelo príncipe português D. Pedro, futuro imperador Pedro I) ) a visita aos parques da sua cidade. Isto porque, segundo a matéria, a correira do dia a dia é uma "barreira que impede a população de aproveitar uma tarde em um parque ou na praça do bairro."

No anfiteatro do Jardim dos Namorados, os cliclistas (e skatistas) fazem exibições

Nos três dias ociosos que se seguem reserve um tempo para andar, correr ou pedalar. Em algumas praças tem até aparelhos de ginásticas disponíveis para uso gratuito. Ao passear pelos arredores da sua casa, certamente, você irá descobrir uma área verde desconhecida e assim terá mais uma opção de lazer.
As dicas continuam. Conhecer novos restaurantes da sua cidade é outra opção. Guias na internet podem auxiliar. Em Salvador, em boa parte dos parques há restaurantes na área ou próximo a eles. E o fim de semana prolongado também convida a curtir em família, almoçar juntos, quem tem filhos pequenos, brincar com eles, e por aí vai. "Quem sabe, ensiná-los a fazer artesanato". Veja aqui outras dicas do CicloVivo.

Por que não um piquenique, daqueles com cestinha, toalha quadriculada na grama e formigas levando tudo? Esta, já é uma sugestão minha. Vamos aos parques que existem em Salvador...

No Dique há gramado para piquenique, restaurante, pizzaria e lanchonete famosa

Com protetor solar e chapéu, siga com as crianças, ou não, numa deliciosa caminhada pelas alamedas do Parque Zoobotânico de Salvador, no bairro de Ondina. A área verde total tem cerca de 250 mil metros quadrados. Fica aberto ao público de terça a domingo (inclusive feriados), das 8h30 às 17h, e a entrada é gratuita. E, importante, alimente-se bem, beba bastante água, mas não alimente os animais. Cada qual com sua dieta, não esqueça. São 1.460 animais, de 152 espécies, 11 delas, exóticas. Veja aqui onde fica.


Os parques administrados pela Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) são o Dique do Tororó (Centro), Parque Costa Azul (bairro do mesmo nome), Parque Jardim dos Namorados (Pituba) e Espaço Mário Cravo (com as esculturas do artista plástico), este localizado no Parque de Pituaçu. Exceto o Dique, os demais estão próximos à orla da cidade. Veja informações aqui.

Parque do Aeroclube, onde há um shopping, precisa ser revitalizado


Quem tem disposição pode fazer caminhadas entre os parques do Costa Azul, passando pelo parque do Jardim dos Namorados e chegando até a praça Wilson Lins, criada onde antes existia o Clube Português, no início do bairro da Pituba, pelo calçadão ou cliclovia da orla, admirando o mar de Salvador. Passeio gostoso para uma manhã ou tarde de sábado ou domingo, também com a garotada. Parando no Jardim dos Namorados, há pista de skate, quadras e brinquedos. Geralmente, uma feira de artesanato e comidas típicas acontecem no local em fins de semana alternados.

Administrados pela Superintendência de Parques e Jardins da Prefeitura de Salvador, há o Parque da Cidade Joventino Silva (Itaigara) e o Parque de São Bartolomeu (Subúrbio), que está em obras de recuperação. O Parque da Cidade, próximo a hotéis e shoppings, tem programação musical todos os domingos no anfiteatro Dorival Caymmi.

Cliclovia e pista de caminhada do Parque Costa Azul, na orla da cidade

E, finalmente, os famosos Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté e Parque Metropolitano de Pituaçu. Sobre o Abaeté, vou fazer um post de visita, com fotos (pedindo proteção a Deus, claro, porque a segurança no local é sempre problema). Pituaçu, com suas áreas para ciclismo, a lagoa com pedalinhos, gramado, parques infantis e o parque de esculturas de Mário Cravo tem opções para os pais e a garotada. Foi criado em 1973 e é a maior reserva ecológica da cidade. Sua vegetação pode ser vista do Centro Administrativo da Bahia, da Avenida Paralela e da orla. Os "braços" de sua lagoa também estão nestas regiões.

Vamos torcer para que a Prefeitura de Salvador ou o Governo do estado adicionem a esta lista o Parque do Aeroclube, na orla da Boca do Rio. Hoje, uma grande área à beira-mar está obsoleta, servindo apenas de estacionamento para caminhões e para alguns pais mais aficionados pelo lazer levarem os filhos para empinar arraia (pipas). No local, há também um shopping, o Aeroclube Plaza, mas que carece de obras de restauração. A ciclovia da orla passa por todo o parque. Uma pena estar esquecido pelos poderes públicos!

Nenhum comentário: