quarta-feira, 27 de março de 2013

Divulgados vencedores do concurso “Como eu vejo Salvador”


O engenheiro civil Maurício França, 52; o administrador Natalino Marques, 48; o dentista Roberto Faria, 44; e o estudante Edgard Copque, 27, têm estilos e gostos diferentes e uma paixão em comum: a fotografia. Os quatro nunca se viram, mas se "encontraram" no concurso "Como eu vejo Salvador", organizado pela Assessoria Geral de Comunicação (Agecom) da Prefeitura para comemorar o aniversário (464 anos) de fundação da primeira capital brasileira, que acontece na próxima sexta-feira, 29.

Após analisar 917 fotografias que concorreram à disputa, o júri escolhido pela Agecom - formado por fotógrafos, jornalistas e publicitários - selecionou as imagens de tradicionais pontos de Salvador feitas por França, Marques, Faria e Copque para integrar o anúncio oficial da Prefeitura sobre o aniversário da cidade que será publicado nesta sexta-feira nos três maiores jornais do estado.


O dentista Roberto Faria fez seus primeiros trabalhos fotográficos há 12 anos. "Comecei fazendo imagens de regatas e, depois, passei a dedicar mais tempo às manifestações da cultura popular", afirmou Faria, que fotografou a mais tradicional igreja da Bahia (Nosso Senhor do Bonfim) durante os festejos religiosos. "Essas manifestações religiosas e populares sempre me encantaram e motivaram", disse o dentista.

O engenheiro Maurício França tem ainda mais tempo de fotografia do que Roberto Faria. "Desde 1995 faço fotos com muita regularidade. Somente em uma das minhas páginas das redes sociais tenho cerca de 15 mil imagens, a maioria sobre Salvador", afirmou. A foto do engenheiro escolhida para compor o anúncio oficial do município para marcar os 464 anos da chegada de Tomé de Souza à cidade mostra a estátua de Cristo (Barra) cercada  por coqueiros, com a luz natural de final de tarde.

O administrador Natalino Marques é um grande admirador das ruas estreitas e dos casarões centenários do Centro Histórico de Salvador. "Quando li o regulamento do concurso pensei em uma foto que pudesse mostrar a linda vista que as pessoas que estão na Cidade Alta têm da baía de Todos-os-Santos. Então, procurei fazer a fotografia de um ângulo diferente. Quase todas as imagens que mostram estes pontos têm o Elevador Lacerda como destaque, e queria fazer algo que não fosse tão usual", acrescentou. Sua foto revela o 2º Distrito Naval, tendo ao fundo o Forte  São Marcelo e parte do centro financeiro antigo (Comércio). (Fonte: Agecom)

Nenhum comentário: