terça-feira, 19 de março de 2013

Prefeitura anuncia festival para celebrar aniversário da cidade

Farol da Barra será palco do show comemorativo ao aniversário da cidade


A nova gestão de turismo e cultura de Salvador pretende mostrar a que veio em um período emblemático para a cidade: o aniversário de fundação da capital baiana. Como parte das comemorações, a Prefeitura anunciou na tarde desta terça-feira, 19, a realização do Festival da Cidade, com manifestações artísticas e culturais de música, teatro, dança, além de exposições de arte, performances, eventos esportivos entre outras atrações.

O festival municipal acontecerá quase que em paralelo a outro evento da mesma natureza, o Festival Artes do Sagrado, com apoio da empresa de turismo do estado, Bahiatursa, lançado nesta terça-feira, 19, pela manhã, mas já anunciado há uma semana. O festival apoiado pelo estado começa no dia 22 de março e terá programação até 1º de abril, entre as quais, um festival gastronômico nos principais restaurantes da capital.

A festa da Prefeitura começa neste domingo, 24, e se estende até 31 de março. Estão previstos cerca de 100 eventos. Embora a programação definitiva só será conhecida na quinta-feira, 21, foram divulgados alguns itens, como os concertos da Orquestra Sinfônica da Bahia nos dias 24, às 17h, e 28, às 20h, ambos no TCA; o show no Farol da Barra, às 20h do dia 31, com Banda Eva e convidados; e apresentações itinerantes, como o Stand Up Kombi, que levará humor a ruas e praças. Também no dia 31,será feita a entrega do Monumento de Fundação da Cidade, no Porto da Barra, que passou por obras de restauração.



A prefeitura esclarece que o objetivo é transformar o festival, que tem organização da Salvador Turismo (Saltur) e Fundação Gregório de Mattos (FGM), em um evento anual como marco do calendário cultural e turístico de Salvador. Além de eventos privados, como peças de teatro, shows e exposições de artes plásticas, o município informa que vai oferecer à população uma série de apresentações de rua e em espaços públicos, gratuitamente. 


Ainda de acordo com a prefeitura, a proposta prevê, também, reforçar programas existentes, como o Canto da Praça Chorinho e MPB, na Praça Almeida Couto, em Nazaré, das 10h às 16h de domingo, e o Pôr do Sol em Monte Serrat, com Fred Menendez, também no domingo, às 17h.


"A força da economia criativa da população de Salvador precisa ser impulsionada e aproveitada para gerar desenvolvimento socioeconômico. Por isso, criamos esse evento, que vai se incorporar ao calendário turístico e cultural da cidade", afirmou o secretário municipal de desenvolvimento e Turismo, Guilherme Bellintani.

A presidente da Saltur, Cláudia Lima, destacou a importância do evento para o setor. "Não podemos viver apenas de Carnaval. Salvador é mais do que isso e o papel do poder público é o de criar incentivos para atrair visitantes".

Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, "nada mais interessante para mexer com a cabeça da população do que levar a arte para as ruas, de encher o povo de opções de entretenimento, valorizando as várias formas de manifestação cultural. O Festival da Cidade vai reforçar a ideia de que a cultura em Salvador é rica e diversificada", avaliou.

Quem ganha com o envolvimento das duas empresas de turismo realizando eventos voltados para o feriadão e o aniversário de Salvador é o morador da cidade, assim como o turista que escolher o destino neste período, já que terão centenas de eventos para se divertir. Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 pelo governador-geral Thomé de Souza. Fundada já como cidade, é considerada por alguns historiadores como a mais antiga cidade brasileira, a mais antiga capital de estado e foi a primeira capital do Brasil. (Com informações da Agecom Salvador e Setur Bahia)

Nenhum comentário: