terça-feira, 5 de março de 2013

Salvador é a cidade mais antiga do Brasil

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Erigida no alto, Salvador foi fundada como cidade e projeto veio de Portugal

Toda vez que escrevo sobre Salvador ser uma das mais antigas cidades do país, sempre me vem à mente a pergunta que não quer calar: quais seriam as outras? Fui ao google, claro, e achei a resposta da Revista Galileu. De acordo com o texto, é mais correto usar a expressão "primeiros povoados" para identificar os núcleos de moradores mais antigos do país. Ainda segundo o texto, São Vicente foi a primeira vila, enquanto a nossa Salvador (fundada como tal), a primeira cidade. Veja a lista dos mais antigos povoados, segundo o site:

1. Cananéia (SP) - 1531
2. São Vicente (SP) - 1532
3. Espírito Santo (ES) / Igaraçu (PE) / Olinda (PE) (foto) - 1535
4. Pereira (Bahia, futura Vila Velha) / Nazaré (Maranhão) / Santos (SP) - 1536
5. Iguape (SP) -1537
6. Vila da Rainha (RJ) - 1538-39
7. Vitória (Ilha de Santo Antônio, ES) - 1540
8. Salvador (BA, primeira capital do Brasil) / Itanhaém (SP) - 1549
9. Santo André da Borda do Campo (SP) - 1553
10. São Paulo (SP) - 1554

Fonte desta e de outras curiosidades: Revista Galileu

Já o blog Território Eldorado, tem outra opinião. "O historiador paraibano Josemir Camilo confirma: o primeiro agrupamento reconhecidamente como tal é São Vicente, fundada em 1532. Olinda é de 1537 e Salvador foi fundada em 1549. Santos, é de 1543, o Rio de Janeiro, de 1565 e São Paulo de 1554. Em 1585 se dá a fundação da Paraíba, no lugar onde hoje está a cidade de João Pessoa." 

Para o Almanaque Brasil, São Vicente é a cidade mais antiga:  "Martim Afonso de Souza (1500-1571) chegou, se instalou e, a 22 de janeiro de 1532, fundou a Vila de São Vicente no litoral paulista, perto do atual porto de Santos."

E você, o que acha?

25 comentários:

Josana Paim ® disse...

Todas as tentativas para desmerecer Salvador/BA como a cidade mais antiga do Brasil e sua primeira capital não serão suficientes para mudar os fatos, pois contra isso não existem argumentos.
Os Paulistas sempre tentam alguma coisa e agora até São Vicente virou a primeira capital do Brasil.
Deus me livre de tanta inveja!
Não adianta inventar. Salvador é a cidade mais antiga, a primeira arquidiocese da Igreja Católica, a primeira Capital do Brasil e um dos lugares mais lindos do mundo, com suas praias maravilhosas e seu povo amistoso e acolhedor como poucos.
Aos que vivem tentando mudar os fatos, sugerimos fazer alguma coisa de expressiva importância, para assim ter um lugar na história também.
E quanto ao Brasil, espero que continue exatamente como é, como todo o seu território, estados, cidades, etc. A despeito de todos os movimentos separatistas.

Silvianasci disse...

Olá Josana, obrigada por visitar o blog. Cada cidade brasileira tem as suas peculiaridades, erros e acertos, belezas e problemas. São Paulo também é encantadora, assim como Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Aracaju...e, claro, Salvador. O post é apenas uma curiosidade sobre o tema, algo que sempre tive e que quis compartilhar ao achar algumas informações. Não vamos "brigar" com as demais capitais por causa disso, não é? Continue por aqui que outras curiosidades virão!

Anônimo disse...

angra dos reis-1502
são vicente-1532
vila velha-1535
recife-1537
salvador-1549

apesar de salvador ser a primeira capital do brasil,recife e capital estadual mais antiga do brasil, e angra dos reis a primeira cidade do brasil, e são vicente a primeira cidade a ser povoada

Unknown disse...

Muito bem Silvia, esse é um assunto sério, pois muitas pessoas buscam informações na internet. Por isso tem que ser informações reais.

Unknown disse...

Muito bem Silvia. Temos que colocar na internet informações reais.

O Paiz disse...

Ilhéus foi fundada em 1536, portanto 13 anos antes de Salvador.

Silvianasci disse...

Quando Tomé de Souza chegou à capitania da Bahia, já trazia em mãos as plantas e o regimento da Cidade de São Salvador da Baía de Todos os Santos, ou seja, ela foi fundada como cidade e capital da Colônia, e não como povoado ou vila. "Ilhéus é um município do estado da Bahia, no Brasil. (...) foi elevado a cidade em 1881." Muito obrigada por ler o blog.

Claudemir da Silva Lopes disse...

Pois bem! Sempre ouvi falar desde pequeno que a cidade mais antiga do Brasil é São Vicente SP, agora se é verdade ou não, pouco importa, o que me deixa abismado é o fato das pessoas não saber separar as coisas e sempre criticar o paulista dizendo que não somos humildes e etc e tal, dizem que temos inveja por isso e por aquilo, tenha santa paciência! São Paulo não precisa ter inveja de ninguém, pois somos um estado auto-suficiente e respeitamos todos os povos do Brasil, amamos a Bahia e o baiano, Minas Gerais e o mineiros e o restante deste país maravilhoso que se chama Brasil, chega de diferenças, afinal de contas somos um único país e rivalidades estaduais não ajudarão em nada... Josana Paim espero que reflita sobre o seu pensamento sobre nós (paulistas) e você Alex Santos, seja sempre bem vindo a São Paulo, agora se não tiver satisfeito meu amigo... Vá com Deus!!!

Aldaires disse...

Bom ver que também está presente nesta lista uma cidade do meu Maranhão.

Unknown disse...

moro em sao vicente no litoral de sao paulo http://www.saovicente.sp.gov.br
acredito que haja sim variações na historia mas lembrando que o Brasil era colonia de Portugal somente um português como martim afonso poderia dar cabo de fundar uma vila ...

Unknown disse...

Bom, só gostaria de informar as datas de fundação de Olinda 12 de março de 1535 (479 anos) e de Recife 12 de março de 1537 (477 anos), sendo esta a capital a nível Estadual mais antiga do Brasil. Só informo a título de curiosidade e não pra gerar brigas ou desavenças. Só postei devido ao título do texto, porém cheguei a ler todos os comentários. E viva o Brasil.

Poesia Alternativa disse...

Na verdade a cidade mais antiga é Santa Cruz Cabrália-Bahia, que fica próximo a Porto Seguro, e outra coisa o Brasil já era habitado por Índios, ou seja possuía população e os portugueses invadiram o Brasil, pois esta história de Descobrimento do Brasil é histórias da carochinha, pois eles sabiam que existiam as terras!!!

Unknown disse...

Claudemir achei seu comentário muito apropriado, realmente não adianta ficar discutindo assuntos sem sentido e criando rivalidades regionais, isso só vai atrasar ainda mais nosso país formado por São Paulo, Bahia, Minas, Pernambuco...

VANGUARDA disse...

Eu sou de João Pessoa e aqui tem sempre afirmando que a capital paraibana é a terceira mais antiga do Brasil. Não sei de onde tiraram esta informação.

Unknown disse...

Discordo Olinda (478 anos) Recife(477 anos) São as cidade mais antiga do Brasil

Unknown disse...

Vcs nao sabem a diferenca de cidade pra vila pra povoado pra feitoria etc..como cidade as mais antigas sao salvador rio e jp..e sao cristovao..vilas eram vielas incipientes sem acropoles reais muito inferiores era uma aldeia inferior a muitas aldeias nativas em porte so ganharam status de cidade seculos depois de tao rasquinhas e inferiores natas..

Unknown disse...

Essa confusão sobre a cidade mais antiga do Brasil devemos a fatos "estóricos" e não históricos e também a denominação portuguesa que diferenciava vila, freguesia, povoado, etc.
Nós, brasileiros,atualmente denominamos: cidade, bairros, vilas, etc. Eu sou Paulista da gema, mas ei de concordar que a primeira cidade do Brasil é Salvador, na Bahia. Se Cabral aportou em Porto Seguro na Bahia em 1.500 é claro e óbvio que os portugueses chegaram logo à Baia de Todos os Santos e por lá ficaram formando a 1a. cidade e capital em 1.501.Os historiadores fizeram essa confusão toda que perdura até hoje. Mas contra fatos não existem argumentos. Depois da chegada os portugueses se espalharam pelo litoral brasileiro, mas a 1a. aglomeração creio ser de fato Salvador.

Unknown disse...

Concordo com você Claudemir,é evidente aqui a ausência de respeito. Alex Santos tem a obrigação de enaltecer São Paulo tanto quanto a Bahia. Afinal...sua bagagem de conhecimento para um futuro próspero ele veio buscar onde?...

Unknown disse...

Recife é mais antiga que Salvador

Unknown disse...

Paz e Bem! Desejo registrar meus cumprimentos pela matéria/ postagem da ilustre SMNascimento - que credito historiadora ou adepta. Li - e reli - comentários e me permito a conclusão: Muitos se perderam por estarem tentando acreditar que bairrismo muda a história. Não muda. Por favor vamos refletir como irmãos de um mesmo País...em Paz! É interessante a posição da Senhora(ita) Fatima Manuel, se lá chegados - os portugueses - sentido faz a primeira aglomeração com status de cidade.Para não alongar confusões à parte, vamos usar, também, referência terminológica cidade não é somente povo (povoado), necessita de elevação à condição, porém essa terminologia é atual. Em 1500, tínhamos as regras vernaculares portuguesas/Portugal e o marco era e é bandeira. Ex. A 1a Bandeira na Lua é Norte-americana para nós ( Soviéticos/Russos dizem a deles precisamos de provas. Assim a cidade mais antiga, com segurança, no Estado de São Paulo é...Rio é...Minas é...Bahia é... ao elevarmos a pesquisa para mais antiga do Brasil, lamentavelmente, não vamos conseguir a segurança minima necessária já que, possivelmente, por bairrismo, a sardinha "nadou" conforme o autor...e como paulista/ capivariano e piracicabano devo dizer se São Paulo não é a beleza de outras capitais, posso confirmar e provar, ao menos dos doentes, infelizmente mais comum aos que que tem recursos, São Paulo os tem ajudado...aos que buscam melhores escolas? São Paulo tem ajudado... então um pouco de reconhecimento, acredito que não fará mal!

Unknown disse...

Que eu saiba também é Salvador a mais antiga, e também tem São Francisco do Sul (SC) como a terceira mais antiga.

Greg Cabone disse...

Faltou São Cristóvão(SE), que é tida pelo IPHAN como a quarta cidade mais antiga do país.

Greg Cabone disse...

Faltou citar a cidade de São Cristóvão que fica em Sergipe, ela é tombada pelo IPHAN e é reconhecida como a quarta cidade mais antiga do país.

Unknown disse...

Parece que me ensinaram errado na escola que o Brasil foi descoberto pelo nordeste pela Bahia e to apreendendo aqui que foi por São Paulo, viva aos nordestinos que saíram de suas secas vidas sem água de suas cidades nordestinas para trabalhar na construção civil de rio e São Paulo e nunca vão fazer parte da historia dessas cidades porque são nordestinos nunca vão agradesser aos nordestinos que arriscaram suas vida para construir pontes e e difíceis que arranha céus das grandes cidades como diz a música de Zé Ramalho era melhor na minha roça porque lá tudo que eu plantava tinha direito a comer, e o mais triste de tudo isso é que o nordestino é conhecido como preguiçoso viva ao nordeste viva ao Brasil.

Júnior disse...

Pernambuco foi o primeiro núcleo econômico do Brasil. Nem Bahia e nem São Paulo. Acho engraçado como tentam diminuir a importância de Pernambuco. Olinda foi o local mais rico do Brasil Colônia da sua criação até a invasão holandesa, quando foi destruída. Recife surgiu em 1537, dois anos depois de Olinda. E o local escolhido para a construção de Salvador tem relação inclusive com a prosperidade da Capitania de Pernambuco, para além do local favorável à defesa num ponto médio do litoral. Enfim... Pernambuco se destacou tanto na cana-de-açúcar quanto com o pau-brasil (que inclusive também se chama pau-pernambuco). Não adianta: Pernambuco foi o primeiro centro da economia colonial... era a capitania mais poderosa da colônia. Acho feio que não aceitem isso e tentem ignorar os fatos.