terça-feira, 19 de março de 2013

Mostra sobre Salvador antiga celebra aniversário da cidade

Vista da Baía de Todos os Santos, final da Avenida 7 e Praça Castro Alves
Uma exposição com imagens antigas retratando a capital baiana e a sua expansão é um dos eventos em comemoração ao aniversário da cidade. Entre os dias 26 de março e 12 de abril, o Museu Tempostal realiza a mostra Pelos Caminhos de Salvador,  programação especial para celebrar os 464 anos da capital baiana (fundada por Thomé de Souza em 29 de março de 1549).

O espaço vai oferecer visitas mediadas, com explicações em cada um dos 15 painéis que apresentam fotografias e imagens que retratam as diversas transformações ocorridas na cidade. Há o surgimento de novos bairros, mudanças sociais e urbanas a partir do final do século XIX, hábitos e costumes da vida cotidiana e a modernização a partir do século XX.

As imagens são datadas dos séculos XIX e XX e representam 49 localidades. Praça Municipal, Piedade, Nazaré, Campo Grande, Terreiro de Jesus, Ladeira da Montanha, Comércio, Pelourinho, Barra, Brotas, Federação, Rio Vermelho, Itapuã, Periperi, Bonfim e Água de Meninos estão entre os destaques.

Ainda como parte da mostra, o documentário “(Per)Cursos Patrimoniais”, coordenado pelo professor e arquiteto Francisco Senna, evidencia o Pelourinho e o processo de reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O museu é aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos finais de semana, entre 12h e 17h. (Fonte e foto/reprodução: Dimus/Ipac)

Serviço
O quê: Comemoração do aniversário de Salvador no Museu Tempostal
Quando: 26 de março a 12 de abril (com exceção de 29 de março)
Onde: Museu Tempostal (Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho)
Agendamento de visitas guiadas: (71) 3117-6383 (terça a sexta, entre 10h e 16h)
Realização: Museu Tempostal/Dimus/Ipac

2 comentários:

Herbert Cortes disse...

Saberia informar, por gentileza, o autor da imagem, data ou qualquer outro dado além da localização?
Ficarei muito grato!

Silvianasci disse...

Olá. Muito obrigada por visitar o blog. A reprodução enviada pela divulgação do Museu Tempostal é de uma das fotos do acervo. Não enviaram maiores informações sobre a imagem, mas se observar já há o trilho dos bondes e veículos estacionados na Praça castro Alves. Deve ser da primeira metade do Século XX. Em 1864 foram iniciadas as linhas de veículos em trilho mas puxados por cavalos (1864). O primeiro carro da Bahia (hoje o mais antigo existente no Brasil) foi o da família Lanat (1901 em Salvador), em 1926 surgem os auto-ônibus e em 1928 Salvador já tinha, oficialmente mais de 900 automóveis. Pelas imagens dos veículos na foto, podem ser estes auto-ônibus. (Fontes: http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/salvador-antiga-e-o-automovel-1871-1959.html e http://www.setps.com.br/sistema_transporte/historia_transporte/historia.htm ) Os da foto estacionados podem ser estes auto-ônibus. Espero ter ajudado.