segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ilhéus lança programação em homenagem a Jorge Amado


Bar Bataclan, em Ilhéus, cenário do livro Gabriela Cravo &Canela

Ilhéus, cidade do sul da Bahia, onde viveu Jorge Amado e é cenário de seus livros, como Gabriela Cravo e Canela (1958), está integrada às comemorações pelo centenário de nascimento do escritor baiano. A programação terá como carro-chefe o Festival Literário e Artístico Amar Amado, entre os dias 4 e 12 de agosto. Além da homenagem, os eventos têm o objetivo de fortalecer o turismo, atraindo pessoas interessadas em conhecer os locais que inspiraram o autor a criar seus personagens. A programação do Festival Amar Amado inclui seminários, ciclos e festivais de literatura, gastronomia, cinema, teatro e música.


O evento literário irá contar com a presença de editoras e escritores nacionais e internacionais. Já foram convidados Ruy Espinheira e João Ubaldo Ribeiro, Mia Couto (Moçambique) e Gonçalo M. Tavares (Portugal), entre outros. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, destacou que o festival é o ápice das comemorações em homenagem aos 100 anos do escritor. "Ilhéus deve muito a Jorge porque ele divulgou nossa cidade e a nossa cultura ao mundo".  De acordo com a Secretaria de Turismo (Setur) o governo da Bahia vai apoiar a programação de Ilhéus.

Salvador também realizará eventos alusivos Jorge Amado, que completaria 100 anos no dia 10 de agosto. A Setur informou a realização do Salão do Chocolate, em junho, com homenagens ao escritor cuja obra teve como pano de fundo as fazendas de cacau do sul da Bahia. "As homenagens são importantes porque divulgam ainda mais as obras de Jorge Amado, principalmente para os jovens e adolescentes. É uma maneira de mostrar ainda mais a cultura baiana ao mundo, principalmente formar novos leitores e estudiosos de Jorge Amado”, enfatizou o neto do escritor, Jorge Amado Neto, que foi a Ilhéus para o lançamento da programação do centenário. (Fonte: Setur. Foto: Alberto Coutinho/Secom)

Nenhum comentário: