domingo, 27 de maio de 2012

Salvador e Recôncavo em novo guia de arquitetura

Salvador ganhará, em 11 de junho, um guia de arquitetura e paisagem que inclui, também, a Baía de Todos os Santos. A publicação, de acordo com o governo do estado, será lançada na mesma semana em que acontece, na capital baiana, o seminário internacional Brasil - Junta de Andalucía (Espanha): Estratégias de Reabilitação Urbana e Edilícia, Gestão, Habitação e Projeto, marcado para os dias 12 e 13 de junho.

O guia teve conteúdo técnico elaborado pelo Centro de Estudos de Arquitetura na Bahia, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ceap-Ufba), e apresenta os aspectos histórico-culturais, elementos arquitetônicos, roteiros e homenagens a artistas e arquitetos de grande importância para a Bahia, como Dorival Caymmi, Jorge Amado, Pierre Verger, Diógenes Rebouças, João Filgueiras Lima (Lelé), José Bina Fonyat, Assis Reis e Lina Bo Bardi.

A publicação pretende valorizar e significar a Bahia nas diversas formas de expressão, além de ser utilizado como registro do acervo do patrimônio edificado do Centro Antigo de Salvador e cidades do Recôncavo, como fonte de pesquisa para universidades e escolas e como guia turístico para os visitantes. O lançamento é resultado de parceria entre o Ministério das Cidades, Junta de Andalucía (Espanha) e Governo da Bahia, através do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador. O evento internacional tem como objetivo promover a troca de experiências entre o Brasil e a Junta de Andalucia, para estratégias e métodos de reabilitação urbana e de edifícios, especialmente para fins habitacionais.

Nenhum comentário: