sábado, 5 de maio de 2012

Livro mostra o outro lado da Chapada Diamantina

Iêda Marques usa a fotografia para revelar o belo que há em todas as coisas 

Para quem vai estar na capital baiana, há uma boa oportunidade de ver um pouco do que tem a Chapada Diamantina, um dos destinos de natureza entre os mais bonitos do Brasil. Uma Chapada Diamantina sob o ponto de vista de quem viveu (e vive) o dia a dia da região, no coração da Bahia, é a proposta da fotógrafa Iêda Marques em seu primeiro livro solo. Rios, grutas, cachoeiras e trilhas cedem lugar a pessoas, interior de casas simples, cenas cotidianas, que para o turista, mesmo aquele só interessado em descanso e aventura, podem servir de referencial para entender a essência do lugar que pretende conhecer. A imagem acima exemplifica o trabalho, captado entre as viagens da autora pela Chapada e o Oeste baiano, (a foto é da região de Barreiras), ao longo de anos, desde a década de 80 aos dias atuais. Elas poderão ser vistas na exposição que marca o lançamento.

Iêda Marques – Lembranceiras, imaginário e realidade - Chapada Diamantina será apresentado ao público nesta terça-feira, 8, a partir das 19h, com mostra de fotografias no foyer do Teatro Castro Alves (Campo Grande, centro antigo, Salvador). As festas de Reis, as brincadeiras infantis e paisagens poucos conhecidas da Chapada Diamantina também fazem parte do acervo das fotografias. Nos textos, o livro "é resultado de um longo trabalho com as pessoas de onde venho”, descreve a autora, nascida naquela região, na cidade de Boninal. Algumas fotos, revela Iêda, foram feitas a pedido dos retratados. Outras, como apoio a trabalhos de pesquisa, e tantas mais atendendo ao interesse que a cena lhe despertou.



A vida no sertão, encantos e agruras, compõe o tema do livro

Embora o sonho da publicação venha desde o ano 1999, somente em 2001 a ideia começou a se materializar, com o interesse da Solisluna Editora pelo projeto. Os editores Enéas Guerra e Valéria Pergentino explicam que decidiram pela edição de estreia de Iêda Marques pela obra se encaixar perfeitamente no conceito editorial da Solisluna, de publicar a riqueza da identidade brasileira.  “É um trabalho honesto, verdadeiro e profundo, que nos mostra uma beleza sem tamanho dos povos do sertão”, declara Valéria.


Cozinha no distrito de Palmeirinhas, Piatã (Fotos: Iêda Marques/divulgação) 
Vencedora do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (Funarte/MinC), em 1998, Iêda Marques tem fotos nos acervos do Museu de Arte de São Paulo - Coleção MASP/Pirelli e no Museu da Casa Brasileira. Em 2009, a fotógrafa realizou sua primeira exposição individual, Luz do Interior, que incluía uma instalação com monóculos, instrumento muito usado por ela para mostrar as fotografias às comunidades retratadas. Na exposição do TCA, os monóculos voltam a ser mostrados ao público. A fotógrafa dirigiu o Parque Nacional da Chapada Diamantina entre 2004 e 2005 e atualmente assessora voluntariamente 32 associações de produtores e moradores rurais do município de Boninal.

O lançamento é imperdível. Além da exposição das fotos e dos monóculos, do livro, com o valor promocional de R$ 80, haverá uma apresentação do grupo Reisado Terno das Ciganas de Caeté-Açu, do Vale do Capão, excelente oportunidade para o turista conhecer um pouco da cultura do interior da Bahia. A exposição poderá ser visitada até o dia 18 de maio. (Fotos do post: Iêda Marques/Divulgação)

Serviço
O que: Lançamento de “Iêda Marques – Lembranceiras, imaginário e realidade”
Autora: Iêda Marques 
Solisluna Editora
Quando: 8 de maio,19h
Onde: Foyer do Teatro Castro Alves (tel  71 3535-0600)
Exposição: 8 a 18 de maio, das 12h às 18h


Nenhum comentário: