segunda-feira, 14 de maio de 2012

Negócios, música e culinária típicas marcam salão de turismo

Com a inauguração da maquete da Bahia, visita aos estandes e uma entrevista coletiva, será aberto nesta quinta-feira, 17, o I Salão Baiano do Turismo, no Centro de Convenções da Bahia, na praia de Armação. A maquete da Bahia é uma peça de 125 m², sobre a qual o visitante do salão poderá andar para conhecer a diversidade turística, econômica, social, aspectos da indústria, agricultura e infraestrutura do estado. O salão será aberto ao público.

De acordo com a Bahiatursa e Secretaria de Turismo da Bahia, instituições organizadoras do evento de marketing turístico, os atrativos das 13 zonas turísticas do estado serão apresentados para um público estimado em até três mil pessoas por dia. Além disso, estarão representadas 55 operadores internacionais, 60 operadores nacionais, 40 jornalistas especializados nacionais e internacionais e o trade turístico da Bahia. O evento será aberto às 9 h.

Ainda no dia de abertura do evento, 17, um dos principais momentos será o encontro de forró baiano. De acordo com a Bahiatursa, estão confirmados os forrozeiros Carlos Pitta, Del Feliz, Cicinho de Assis, Zelito Miranda, Adelmário Coelho, Virgílio, Val Macambira, Gereba e Léo Macedo. O show de abertura do salão, às 19h, terá uma hora de duração e vai homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, cujo centenário será festejado em 26 de junho.


Em seguida ao show dos forrozeiros, haverá exibição da quadrilha junina Asa Branca. O grupo foi fundado por moradores do bairro do Cabula e é um dos mais premiados da Bahia. Entre os títulos está o de tetracampeã do Concurso Regional de Quadrilhas, que incluiu agremiações de 25 municípios baianos.
O concurso é realizado todos os anos, numa parceria entre a Federação Baiana de Quadrilhas Juninas, Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a Bahiatursa.

O salão contará com 13 estandes das zonas turísticas e 50 balcões para  exposições individuais dos municípios turísticos. Os visitantes também poderão conhecer como será o atendimento aos turistas na Copa 2014, nos postos de Informações para Guias e Monitores (Projeto piloto para a Copa 2014). Haverá, ainda, estandes sobre turismo Náutico, Enoturismo, golfe, chocolates produzidos na Bahia, turismo religioso, turismo rural e turismo étnico.

Uma área será reservada especialmente para as exposições. Os temas são os 100 anos de Jorge Amado, Mostra Cultural da Bahia (em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia), Memorial Luiz Gonzaga, Corredor da História (sobre o trio elétrico Armandinho Dodô e Osmar), Transbaião -Trem Turístico e Cultural da Bahia (roteiro de trem que percorre 13 municípios, para resgatar a cultura regional, a gastronomia e promover os festejos juninos da Bahia), Saveiros da Bahia (Bel Borba), Cordel (Bule Bule) e uma exposição sobre os resultados do turismo no estado nos últimos anos.

E no pavilhão Tabuleiro da Bahia,  em parceria com o Instituto Mauá, com palco, decoração junina em homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga, área para diversas exposições, artesanato e culinária, o público verá apresentações diárias de manifestações culturais a partir das 18h, e conhecerá o artesanato e quitutes típicos do São João.

Simultaneamente ao I Salão acontece no a II Feira de Turismo ABAV Bahia e, de uma parceria entre a Abrasel e o Senac, diversas oficinas gastronômicas e aulas-show demonstrando os produtos e a culinária típica da Bahia e do Nordeste, com alguns toques da gastronomia internacional. As oficinas acontecerão nos horários da tarde. Leia mais sobre o salão de turismo aqui.

Serviço

O que: I Salão Baiano de Turismo
Quando: 17 a 19 de maio de 2012
Horário: 14 às 22 horas - aberta ao público.
Local: Centro de Convenções da Bahia (Praia de Armação, Salvador)

Nenhum comentário: