quarta-feira, 23 de maio de 2012

Governo negocia com BID recursos para turismo na baía

Técnicos da Secretaria de Turismo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concluíram nesta quarta-feira, 23, em reunião na sede da Setur, o ciclo de missões voltado ao empréstimo de US$ 85 milhões para investimento na zona turística da Baía de Todos os Santos. O próximo passo será o de reunir a documentação exigida pelo banco para dar início à execução do projeto de requalificação do destino. A previsão é que as equipes se reúnam novamente em setembro, para negociações do contrato de empréstimo, que deve ser assinado até dezembro deste ano.

As ações integram o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), uma parceria entre o BID, o Governo da Bahia, por meio da Setur, e o Ministério do Turismo. O projeto prevê melhorias da infraestrutura náutica e do acervo cultural da baía como construção e recuperação de atracadouros, píeres e terminais hidroviários, além de ações como capacitação profissional para atender à demanda náutica, dentre outras.

O objetivo do governo estadual é para fazer com que a zona turística de maior potencial náutico do estado torne-se uma das principais regiões do turismo baiano, ampliando, inclusive, sua projeção internacional, afirma o secretário de Turismo, Domingos Leonelli. "Estamos assumindo o compromisso de redescobrir a Baía de Todos os Santos, aproveitando o potencial turístico e náutico da região, que foi uma das áreas menos beneficiadas no desenvolvimento do turismo da Bahia nos últimos anos, e queremos cumprir rigorosamente os acordos", enfatizou.

Participaram dos encontros, as secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), da Fazenda (Sefaz), da Segurança Pública (SSP), do Meio Ambiente (Sema), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), além do trade de turismo e projetos sociais.

Com área total de 1.052 quilômetros quadrados, a Baía de Todos-os-Santos é considerada por navegadores de todo o mundo um local ideal para o turismo náutico, pois reúne boas condições de navegabilidade, com águas calmas e mornas, além de bons ventos. Ela é a segunda maior baía do mundo, em tamanho, e a primeira de clima tropical, uma vez que a maior, situada no Canadá, fica congelada praticamente durante todo o ano. É também a maior navegável do litoral brasileiro, comparada ao Mar Mediterrâneo por praticantes de esportes náuticos. (Fonte: Setur)

Nenhum comentário: