sábado, 19 de maio de 2012

O olhar visitante (e o residente) sobre Salvador e Bahia

Tony Galvez e Alison McGowan ouvem Riq Freire sobre sua viagem pela Bahia

Não há nada como o olhar do visitante. O turista, profissional ou não, que vem por estas bandas, tem aquele sentimento que o faz voltar sua atenção para detalhes que nós, moradores, muitas vezes, pela rotina do ir e vir diariamente, deixamos passar. Seria muito mais gostoso andar por nossa cidade se tivéssemos o bom hábito de, vez em quando, ler ou ouvir o que estas pessoas que nos visitam, têm a dizer, informar ou indicar sobre o que vemos no dia a dia.

Os três blogueiros que participaram na tarde de sexta-feira, 18, de mesa redonda no I Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções, em Salvador, têm esta visão especial sobre a Bahia. Com o tema Viajante Independente ponto Com eles apresentaram formas deliciosas de viajar e hospedar-se, desligados de pacotes mas conectados à Internet. Para Ricardo Freire, do site Viaje na Viagem, os grandes aliados do viajante independente, ou desempacotado, como prefere chamar, são os sites e blogs. No entanto, fez questão de tranquilizar os agentes de viagem presentes ao evento. O viajante independente também vai precisar, em algum momento, seja para a compra e reserva de passagens, reserva de hospedagem ou indicações pertinentes aos seus passeios, da consultoria de um agente. A diferença, ressalta, é que neste caso ele será o senhor do seu destino.

Galvez, Alison e Riq dão dicas para quem viaja "desempacotado"
Viajar com antecedência por sites e blogs é dever de casa de todo viajante, empacotado (permita-me o uso, Riq Freire) ou não. Como o Viaje na Viagem já é um velho conhecido aqui do Salvador em um dia, fui conferir o que os convidados de Freire, olhares estrangeiros na Bahia, Alison McGowan e Tony Galvez, tinham a oferecer ao viajante independente. Apaixonada que sou por fotografia, achei este post maravilhoso em Tony, e este em Alison. Dêem uma conferida porque vale muito a pena.

No mundo há espaço para todas as tribos. Quem prefere somente arrumar a mala e partir, tem a opção da consultoria das agências de viagem. Aos que prezam maior liberdade, a internet tem um mundo de opções para pesquisar, se atualizar, reservar e ir, também com pessoas que vivem o dia a dia em aviões, trens, ônibus, carros, barcos, carroças, a pé... (leia um exemplo aqui). Mesmo no primeiro caso, é interessante ler sobre (cultura, geografia e história d)o lugar escolhido e pesquisar dicas de viagem. Este post já ajuda bastante porque cada link leva a outro e outro e outro...e por aí você vai. Se você for ao Viaje na Viagem, além das dicas de Ricardo Freire (com a experiência de mais de 50 países e praticamente todo o Brasil - olha que ele conhece mais a Bahia que muitos de nós), há um espaço reservado aos blogueiros de turismo, a #viajosfera, com links para vários lugares. Também não deixe de ler Alison e Tony. Bom passeio!

O I Salão Baiano de Turismo encerra suas atividades neste sábado, 19. Para quem está de bobeira em Salvador, levante daí e vá conhecer sua terra no Centro de Convenções da Bahia, bairro de Armação. A entrada é franca. Leve documento de identidade e registre-se. Os portões, pelo Pavilhão de Feiras, são abertos ao público às 14 h. Chegando neste horário, você poderá participar do desfile das manifestações culturais baianas. Participei no primeiro dia. É show, da capoeira ao Zambiapunga, do samba de roda à marujada, do boi bumbá aos ternos de reis.

Os shows musicais começam às 16h. Hoje tem Aroldo Macedo e o Clube da Guitarra Baiana, Capitão Corisco e sua Banda de Pífanos (17h), Volante do Sargento Bezerra (18) e Xangai (19h40). Há degustação de sabores da Bahia, vídeos, artesanato, livros, guias e revistas, agências, hotéis, pousadas e resorts representados. Pode tirar foto ao lado do clone de Jorge Amado e Gabriela, desgustar chocolate, café e outras iguarias da culinária típica do interior, conhecer todas as regiões do estado, andar sobre a Bahia na maquete de vidro e aço, aparecer em foto no site do salão no facebook...tá esperando o quê pra ir conhecer sua terra? #Fui. Mais tarde, fotos!

Nenhum comentário: