Guia Bahia de Turismo Rural, lançado este ano em Salvador (Rita Barreto/Setur) |
De acordo com o MTur, a diversidade geográfica do país permite experiências como os roteiros da uva no Rio Grande do Sul, nos quais o visitante pode conhecer plantações de parreiras e degustar o vinho originado dessas frutas. Em Minas Gerais, queijos e laticínios são iguarias que fizeram nome em todo país e podem ser uma saborosa opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre o estado. No Nordeste, o roteiro do açúcar representa a história brasileira e é possível conferir como era feita a produção de rapadura e cachaça em tempos passados. No Norte, o turismo nos leva a aprender mais sobre o modo de vida dos seringueiros, tendo como cenário a riqueza natural da Amazônia.
A proposta é descobrir o que o turista considera como local ideal no Brasil. As sugestões podem ser enviadas por email ( mtur.gestao@gmail.com ) ou pelas redes sociais twitter (@MTurismo) e facebook (/MinistériodoTurismo).
O Talentos do Brasil Rural é um dos projetos do Ministério nesta área, que visa fortalecer a relação entre agricultura familiar e a atividade turística. A ideia principal é inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira e gerando renda para os agricultores. O projeto contempla 24 roteiros no entorno das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Os circuitos, selecionados por meio de chamada pública, realizada em 2011, envolvem 54 municípios brasileiros. Além do trabalho nos roteiros, o projeto prepara 83 cooperativas, associações e redes da agricultura familiar que produzem amenities (cosméticos), alimentos, bebidas, decorativos e utilitários para que seus produtos sejam inseridos em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato nas 12 capitais da Copa. O circuito de Minas Gerais é o terceiro a receber o workshop do projeto Talentos do Brasil Rural. Será nesta sexta-feira, 25. No início do mês de maio, os técnicos estiveram em Bento Gonçalves (RS) para trabalhar o roteiro Caminhos de Pedra. Em março, Gramado (RS) recebeu o piloto da ação. (Fonte: Ascom/Mtur)
Em tempo: durante o I Salão Baiano de Turismo, que aconteceu de 17 a 19 de maio, no Centro de Convenções, em Salvador, o governador Jaques Wagner mencionou o tema Turismo Rural, citando que a Bahia tem cerca de 40 roteiros em cidades do interior do estado. Em junho, o turista terá uma ótima oportunidade de conferir alguns deles, durante o Festival do Chocolate (28 de junho a 2 de julho), em Ilhéus, Costa do Cacau, na Região Sul. Entre os atrativos do evento, visitação às fazendas produtoras do fruto do qual se faz o doce. E em Salvador, de 6 a 8 de julho, acontece o I Salão do Chocolate Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário