sexta-feira, 11 de maio de 2012

Gosto de museu. E você? Vai começar a semana de museus


Quem disse que museu não é um bom programa? Museu da MPB - Pelourinho

Não escondo a paixão que tenho pelos museus. Adoro história, viajar nos ambientes, imaginar o que aconteceu naqueles salões. Isto vem de pequena, quando saíamos, no Rio de Janeiro, em família, para passeios que também incluíam visitas a museus. Não esqueço o encantamento que tive ao entrar no Museu do Paço, no centro antigo do Rio de Janeiro. Calçar as sapatilhas, porque o piso em madeira, muito bem encerado, não poderia ser arranhado. Chegar até a janela em que Dom Pedro I disse o famoso "fico" que aprendi nos livros de história. Ver aqueles objetos belíssimos e a paisagem urbana, das sacadas.

Não havia nada mais encantador do que aprender ao vivo, vendo, ouvindo explicações, pegando, quando permitido, em peças que contavam o nosso passado. Um passeio de escola inesquecível foi a ida à Quinta da Boa Vista, também no RJ. Lá havia (acho que ainda há) um museu de ciências. Vimos múmias, ossos pré-históricos, um meteoro! Disfarcei e pus a mão naquela rocha milenar que veio do espaço. Que emoção!

Com grande satisfação divulgo a 10ª Semana de Museus que vai acontecer, a partir desta segunda-feira, 14, em todo o país, sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). O evento comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio). As ações terão visitas de escolas, exposições diversas, o contato da população com as preciosidades que são guardadas nestas casas de antiguidades.

Precisamos mudar a mentalidade de que museu é sinônimo de coisa embolorada. (Não sabe o que significa?   Dicionário). Ao contrário. São ambientes de estudo, de deleite e de encontros. Quem já sentou em um café ou em jardim de museu em Salvador que o diga. Tenho visitado alguns por conta do trabalho no blog. Além das belas exposições, há lojinhas, cafés maravilhosos, há jardins para descansar, há filmes em exibição, há música...

Para completar o texto de hoje, uma boa sugestão. O (preferido, confesso) Palacete das Artes Rodin Bahia, na Graça, em Salvador, inicia, este mês, o projeto Domingos Musicais. Olha que bom que é: com entrada gratuita, em um domingo por mês, até dezembro, haverá apresentação de um nome da Bahia que represente a MPB. O projeto começa com o show Gereba, voz e violão, neste domingo, 13, a partir das 16 h. A apresentação coincide e faz parte do programa  do centenário do Rei do Baião, e integra a exposição O imaginário do rei: visões sobre o universo de Luiz Gonzaga, que pode ser visitada até 10 de junho, na Sala de Arte Contemporânea do Palacete. Em junho, apresenta-se o cantor Carlos Pita.
Gereba é instrumentista, compositor, arranjador, produtor cultural e autor de importantes projetos para a música brasileira, como “Dom Quixote, Xote Xote”, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e de Dominguinhos, e “A Vila do Gonzaga”, que levou sua música para eventos de rua e teatros. Suas composições e arranjos foram gravados por Cássia Eller, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Fagner, Trio Nordestino e Folk Crieg (Alemanha). Atualmente, Gereba está finalizando o CD “Luas do Gonzaga”. (Fonte: Dimus/Palacete das Artes Rodin Bahia)
É ou não é um excelente programa ir ao museu? Embora o show do Rodin Bahia não esteja na programação da semana, pode ser uma ótima forma de começar as comemorações pela Semana de Museus em Salvador, ou para comemorar o Dia das Mães de uma forma diferente do que o famoso almoço de domingo. Para os turistas que estão em hotéis da região Graça/Vitória, fica a sugestão. Bom passeio!

3 comentários:

Anônimo disse...

espero q goste:
http://wp.me/p1t4iE-8pY

Silvianasci disse...

Muito obrigada! Espero que tenha gostado do blog.

Silvianasci disse...

Para os que ficaram curiosos em saber sobre o Museu da Música Brasileira, cuja foto ilustra o post, leia e veja fotos sobre ele aqui: http://salvadoremumdia.blogspot.com.br/2012/03/um-passeio-em-fotos-pelo-museu-da.html