quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bens tombados pelo município ganham lei de proteção

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Bens culturais e históricos de Salvador ganham mais uma lei de proteção

Foram publicadas nesta quarta-feira, 29, no Diário Oficial do Município (DOM) as normas de proteção e estímulo à preservação do patrimônio cultural do município. A lei será regulamentada num prazo de 90 dias, a contar da data da publicação. De acordo com o texto, o bem tombado não poderá sofrer intervenção sem prévia autorização da Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), sob pena de multa e obrigação de reparar os danos causados.


Ainda de acordo com a lei, a FGM notificará o proprietário para iniciar as obras de reparação aos danos causados ao bem tombado pelo município, podendo ainda ser aplicada multa em caso de atraso. Está proibida a mutilação, demolição ou destruição do bem tombado, e na vizinhança não poderá ser feita qualquer intervenção que prejudique sua visibilidade. Caso isso ocorra, o equipamento vizinho terá de ser destruído.

A preservação e a conservação do bem tombado são de responsabilidade do seu proprietário. Aquele que não tiver capacidade econômica para execução das obras deve informar à FGM num prazo de oito dias a contar da data da notificação dada pelo órgão. A FGM adotará as providências necessárias para promover a preservação e conservação. O proprietário também precisará informar ao órgão se houver furto ou desaparecimento do bem num prazo de 48 horas.

O bem móvel tombado não poderá sair do município sem autorização da FGM. A aplicação da proteção do patrimônio cultural será decidida pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que será presidido pela FGM e composto por representantes de entidades civis, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). (Fonte: Agecom Salvador)

Nenhum comentário: