quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Encenação relembra os passos de Dom João em Salvador

http://salvadoremumdia.blogspot.com
A Praça Municipal foi um dos cenários por onde os atores passaram

Na data em que se comemora os 206 anos da passagem da Corte de Dom João por Salvador, quem estava no Centro Histórico pode ver a encenação dos passos do príncipe regente de Portugal pela primeira capital do Brasil. Produtores e cinegrafistas acompanharam os atores que representavam o Príncipe Regente e a Princesa Carlota Joaquina, do Arauto da comitiva e da Guarda Pessoal.

O trajeto começou no Terminal Náutico, no bairro do Comércio, e seguiu até o Palácio do Rio Branco, na Praça Municipal, indo em direção ao Centro Histórico, onde a encenação foi encerrada na Faculdade de Medicina (Terreiro de Jesus), que foi instituída na época em que a Corte estava na Bahia.


http://salvadoremumdia.blogspot.com
Interior do Palácio Rio Branco, um dos passos de D. João e Carlota Joaquina


Sob a proteção de uma armada inglesa, cerca de 15 mil pessoas em 54 navios deixaram Portugal em novembro de 1807, fugindo das forças de Napoleão Bonaparte que seguiam para Lisboa. A primeira parada da esquadra foi na Baía de Todos os Santos, onde o príncipe regente, que governava Portugal em substituição à Rainha Maria I, que estava louca, abriu os portos do Brasil às nações amigas, criou a primeira escola de Medicina, entre outras medidas. Depois de 54 dias em Salvador, a corte partiu para o Rio de Janeiro, onde permaneceu, governando os Reinos de Portugal, Brasil e Algarve até 1821.

Segundo o diretor da encenação e presidente da Associação de Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos (Abraf), a apresentação foi importante para valorizar a cultura local, trazendo os personagens históricos para interagir com as pessoas. “Aqui existe a emoção”, comemorou Leite. (Fonte: Agecom. Foto: Max Haack/Agecom)

Nenhum comentário: