O belo Palacete das Artes, na Graça é cenário ideal para a música de concerto |
Nem só de axé e pagode vive a cena musical de Salvador, na Bahia. Nesta sexta-feira, 10, os amante da música erudita terão dois bons programas para se deleitar. O Palacete das Artes (na Graça) e o Museu de Arte da Bahia (no Corredor da Vitória) promovem apresentações com o Sexteto Opus Lúmen e Camerata “Quarteto Novo”, respectivamente. E o melhor: a entrada será gratuita!
A primeira, às 15h, acontece na Galeria Mansarda do Palacete (Graça), e traz o sexteto Opus Lúmen, da Orquestra Sinfônica da Bahia. O grupo executa peças eruditas contemplando a música clássica, passando pela popular elitizada. É composto de um quinteto de sopros com percussão e representa, junto com o quarteto de cordas, uma das formações de câmara mais tradicionais da música erudita.
Museu de Arte da Bahia, que foi casa dos governadores, recebe músicos da Osba |
Já no Museu de Arte, às 18h, é a vez do público acompanhar a Camerata Quarteto Novo, também da Osba. O grupo tem uma formação bastante diferente das cameratas tradicionais, pois possui dois instrumentos da família das madeiras (flauta transversal e fagote) e dois instrumentos da família das cordas (violoncelo e violino), o diferencial criado por essa formação facilita que os quatro instrumentos sejam facilmente distinguidos mesmo quando estão tocando juntos.
Arranjos de "Carinhoso" (Pixinguinha) e "Yesterday" (Lennon&MacCartney, The Beatles) estão lado a lado com o famoso quarteto de Mozart "Eine kleine nachtmusic" (Serenata Noturna), bastante conhecida pelo público em geral, fazendo com que este se aproxime mais da "Música Erudita" ou a "Música de Concerto". Dvorak, Devienne, Eilenberg e Brahms, entre outros, completam o repertório bastante variado.
O Sexteto Opus Lúmen é formado pelos músicos Solamy Oliveira (clarinete), Gustavo Seal (oboé), Ilza Cruz (fagote), Davi (trompa), Antonio Caros (flauta), Humberto (percussão). Já o Quarteto Novo tem como integramntes André Becker (Flauta), Mario Soares (Violino), Djalma do Nascimento (Violoncelo), Ilza Santana da Cruz (Fagote).
Serviço
O quê: Sexteto Opus Lúmen
Quando: 10 de janeiro, às 15h
Onde: Palacete das Artes (Rua da Graça, 284)
O quê: Camerata “Quarteto Novo”
Quando: 10 de janeiro, às 18h
Onde: Museu de Arte da Bahia -(Avenida 7 de Setembro, 2340, Corredor da Vitória)
Nenhum comentário:
Postar um comentário