quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MTur estimula hospedagens alternativas para a Copa


http://salvadoremumdia.blogspot.com
Em Salvador há opções charmosas de albergues, como o Laranjeira, no centro

O Ministério do Turismo mobilizou representantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 para investirem em hospedagens alternativas para o torneio. O Ministério do Turismo recomendou, no fim do ano passado, que as cidades-sede elaborassem um plano de contingência em caso de excesso de turistas, preparando-se para a montagem de acampamentos públicos temporários e estruturas de alojamento. O objetivo é oferecer leitos a preços acessíveis a turistas brasileiros e estrangeiros e ajudar a conter o preço abusivo de parte dos meios tradicionais.

De acordo com a Pesquisa de Serviço de Hospedagem, do IBGE, e dados levantados pelo MTur, as hospedagens alternativas disponíveis acrescentam 59.713 leitos às capitais da Copa, entre eles 3.491 na modalidade pensões de hospedagem, como o cama e café; 3.804 em albergues; 22.478 leitos em imóveis para aluguel e 29.940 em motéis. Até a Copa, segundo um levantamento do Ministério do Turismo, de dezembro de 2012, estão previstas mais 25.548 unidades habitacionais em hotéis, apart hotéis e pousadas.


http://salvadoremumdia.blogspot.com
Turistas que gostam do Centro Histórico terão ótimas opções em Salvador

As hospedagens alternativas agradam brasileiros e estrangeiros, revelam ainda os dados levantados pelo MTur. Do total de visitantes internacionais (5,67 milhões) que estiveram no país em 2012, estima-se que quase a metade deles (44,2%), ou seja 2,5 milhões, escolheu esse tipo de hospedagem durante sua estada no país. Os albergues e camping (4,9%) abrigaram 278,1 mil estrangeiros, as casas alugadas (11,9%) outros 675,4 mil e as casas de amigos e parentes (27,9%) mais 1,58 milhões de visitantes.

Um site (clique aqui) para divulgar opções de hospedagens alternativas em capitais como Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
"Queremos estimular o mercado a oferecer hospedagens adequadas para os diversos perfis de turistas que a Copa do Mundo atrai sem prejuízo dos meios tradicionais", explicou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Para o ministro do Turismo, o dado indica que o próprio mercado pode regular aqueles que queiram praticar diárias com valores abusivos. “Quando você aumenta a oferta, tem capacidade de fazer com que o próprio mercado coloque juízo naqueles que queiram praticar uma diária exorbitante”, disse Gastão Vieira. (Fonte: MTur. Foto: Silvianasci/salvadoremumdia)

Nenhum comentário: