Um livro editado pelo Senac sobre a Chapada Diamantina foi indicado como o melhor na categoria Culinária Regional do Brasil do prêmio Gourmand World Cookbooks Awards 2013 e vai concorrer ao The Best in the World, que vai escolher os melhores livros por categoria entre os vencedores de cada país. O resultado do prêmio máximo da literatura gastronômica mundial sairá em maio durante a Beijing Cookbook Fair, na China.
Fruto de uma ampla pesquisa histórica, Chapada Diamantina: Culinária & História faz um apanhado histórico da rica culinária da região da Chapada Diamantina, incluindo mais de 60 receitas, todas assinadas por antigos moradores e por chefs de cozinha do circuito turístico local.
O historiador Delmar Alves Araújo assina a pesquisa histórica e a edição é de Marília Pessoa. A redação é das jornalistas Margareth Branca Pires, Laís Andrade Correard e Thaís Castilho Pinto. As fotos exclusivas são do fotógrafo Saulo Kainuma e o prefácio leva a assinatura de um ilustre filho da terra, o escritor e cineasta Orlando Senna.
As receitas trazem curiosidades para o paladar. Há pratos como pudim de aipim com cachinhos de mamão verde, pastel de palmito de jaca e mousse de capim-santo, peculiaridades culinárias da região chamada de Oásis do Sertão.
O lançamento do livro aconteceu em outubro de 2013 e marcou o primeiro ano de atividades do Núcleo de Educação Profissional do Senac Bahia, em Lençóis. A Chapada Diamantina fica a cerca de 400 quilômetros de Salvador. (Fonte: Senac)
Nenhum comentário:
Postar um comentário